O evento pretende integrar a sociedade, profissionais da rede, usuários e familiares num esforço conjunto e contínuo de ações, visando à prevenção ao uso indevido de drogas




 


A 5ª edição da Semana Municipal sobre Drogas, promovida pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) ocorre de 26 a 30 de junho. O evento pretende integrar a sociedade, profissionais da rede, usuários e familiares num esforço conjunto e contínuo de ações, visando à prevenção ao uso indevido de drogas. As atividades educacionais, informativas e culturais de prevenção, valorização à vida e promoção a saúde ocorrem em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho.


 


A abertura oficial da referida semana será nesta segunda-feira (26/06) com uma grande Ação Global na Praça Santa Cecília, no Bom Jardim, das 16h às 19h. Haverá o campeonato esportivo “Corre Pra Vida” com usuários atendidos nos serviços municipais, além de atividades de prevenção e redução de danos, e disseminação de informação e orientação sobre tratamento para usuários e familiares que enfrentam problemas com álcool, crack e outras drogas. 


 


Na ocasião, a população terá acesso a serviços na tenda da saúde, com oferta de vacinação, testes rápidos, pressão arterial e glicemia; na tenda de acolhimento muita orientação sobre a Rede de proteção que o município disponibiliza para os diversos públicos da cidade, como crianças e adolescentes, usuários de drogas, igualdade racial, dentre outros; e não poderia faltar a tenda da prevenção que vai rolar de tudo: pintura de rosta, oficina de dobraduras e rosas, aula de judô, contação de estorias, e muitas atrações no palco.


 


De acordo com a coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas, Marta Gonçalves, a Semana foi pensada com muito cuidado para contemplar toda rede envolvida com a atenção integral dos usuários de álcool, crack e outras drogas. “Serão momentos ricos de conhecimento, compartilhamento de ideias, artístico, cultural e comunitários”, ressalta. Para a coordenadora adjunta, Patrícia Studart, a cada ano a semana sobre drogas busca chamar a atenção da sociedade para problemática das drogas. “É necessário o envolvimento de todos, e a melhor maneira para isso é promover a integração das diversas políticas públicas”, afirma.


 


A programação continua na terça-feira (27/06), das 8h às 12h, na Faculdade Apoena acontece o I Ciclo de Palestras sobre Drogas: redução de danos e intersetorialidade, com a participação do psicólogo Décio Costa, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O evento é destinado aos profissionais da rede intersetorial pública e privada que desenvolvem estratégias de prevenção ao uso indevido de drogas, cuidado e redução de danos decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas e acadêmicos de instituições de ensino superior. À tarde, o palestrante estará ministrando sobre Redução de Danos para os usuários envolvidos no Projeto Novos Caminhos.


 


Estratégias de prevenção e redução de danos serão realizadas nos terminais da Parangaba e Papicu, respectivamente, das 7h às 9h. E os jovens atendidos nos Cucas Jangurussu e Mondubim também participarão de atividades de prevenção ao uso indevido de drogas, conforme programação abaixo. 


 


O encerramento ocorre na praça pacificada Praça da Paz Dom Helder Câmara, na Praia do Futuro, a partir das 18h, no dia 30 de junho, com o Arraiá da Prevenção. O objetivo é valorizar a cultura desse território, fortalecendo os vínculos comunitários, a partir de atrações artísticas e musicais.


 


Balanço


De 2013 a 2016, as edições da Semana Municipal sobre Drogas promoveram atividades multiculturais na cidade contemplando cerca de 2.500 pessoas entre usuários, profissionais e sociedade de um modo geral.


Confira programação completa (em anexo*):


 


Programação


– 26 de junho


7h às 9h – Atividade de redução de danos, no Terminal da Parangaba


16h às 19h – Evento de Abertura – Ação Global e I Campeonato de Futebol Corre pra Vida, na Praça da Igreja Santa Cecília no Bom Jardim


– 27 de junho


8h às 14h –II Fórum de Juventudes com os Secretários municipais, no Bom Jardim (Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – Rua Três Corações, 400), iniciativa do Instituto Terre des hommes Brasil


8h às 17h – I Ciclo de palestras sobre Drogas: redução de danos e intersetorialidade, na Faculdade Apoena (Rua Princesa Isabel, 1533 – Farias Brito)


– 28 de junho


8h às 16h30 – II Fórum de Juventudes com atividades de prevenção e orientação sobre tratamento, no Vicente Pinzon (Rua do Entardecer, 160 – Mucuripe), iniciativa do Instituto Terre des hommes Brasil


– 29 de junho


7h às 9h – Atividade de redução de danos, no terminal do Papicu


13h30 às 16h – Atividade de prevenção, no Cuca Jangurussu


– 30 de junho


13h30 às 16h – Atividade de prevenção, no Cuca Mondubim


A partir das 18h– Encerramento: Arraia da Prevenção, na Praça da Paz Dom Helder Câmara na Praia do Futuro


 


*com informações da assessoria de comunicação


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here