Os amantes da Lua e dos mistérios que a rondam terão um motivo a mais para olhar o céu nesta sexta-feira (27), quando ocorrerá o eclipse lunar. Segundo o Observatório Nacional, trata-se do mais longo eclipse total da Lua do século XXI. Para os interessados em ver o espetáculo e saber um pouco mais sobre ele, o Observatório da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará estará, nesse dia, de portas abertas para receber o público.

A atividade é gratuita e aberta a quem tiver interesse em ver o fenômeno e sobre ele informar-se. A observação ocorrerá na cúpula do Observatório da Seara (Rua Abdenago Rocha Lima, s/n), na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A equipe da Seara receberá os visitantes a partir das 17h, mas a observação começará a partir das 18h e seguirá até as 20h.

De acordo com o Prof. Ednardo Rodrigues, organizador do evento, a expectativa é que 120 pessoas participem da atividade. Um telescópio newtoniano de 300 milímetros de abertura ficará disponível para os visitantes. A depender do número de pessoas, a equipe estuda colocar outros três telescópios para observação.

De acordo com o Observatório Nacional, a fase total do eclipse ocorrerá entre 16h30min e 18h13min. A partir dessa hora, a Lua começará a sair da sombra mais escura, dando início ao eclipse parcial, que seguirá até as 19h19min. A fase penumbral do eclipse (quando a Lua passa pela sombra mais clara) vai até as 20h29min.

Assim, quem for ao local terá a oportunidade de ver o fim do eclipse, observar a Lua e compreender por que ela tenderá a ficar avermelhada. “Em Fortaleza o eclipse poderá ser visto no fim da tarde, por volta das 17h40min, mas, aqui, ele será parcial e causará apenas uma vermelhidão na superfície lunar, que acabará por volta das 19h”, explica o organizador.

Serviço:
Observação da Lua
27 de julho; 18 às 20h
Local: Observatório da Seara de Ciências
UFC – Campus do Pici – Fortaleza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here