A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e o Instituto Nordeste XXI lançam nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o livro “O Mundo da Caatinga”. Na ocasião, as duas instituições assumem a responsabilidade de realizar a II Conferência da Caatinga – Desenvolvimento Humano com Sustentabilidade no Semiárido, agendada para maio de 2016, em Fortaleza. O encontro tem por finalidade avaliar os resultados da I Conferência destacando a Declaração da Caatinga, além de cumprir a pauta construída pelos organizadores e parceiros ao longo do processo de mobilização social, nos últimos anos. Na solenidade, também será criado o Comitê Estadual da II Conferência, responsabilizado por sua mobilização e organização. O processo envolverá, mais uma vez, representantes do Semiárido nordestino.

 

A publicação “O Mundo da Caatinga” traz uma compreensão socioeconômica de nossa região a partir do seu bioma. É uma enciclopédia sobre a mata branca, vegetação exclusivamente brasileira e nordestina, com a abrangência técnica, social, educativa, cultural e política. A obra, escrita em estilo primoroso, linguagem jornalística, leve, direta e com informações regionais estratégicas, descreve a natureza do semiárido nordestino, com seus recursos hídricos, clima, solos, fauna, vegetação, para depois contemplar o homem caatingueiro nas suas dimensões social, ambiental, cultural e política. A narrativa é auxiliada por um belíssimo acervo fotográfico cedido pelo Ministério do Meio Ambiente.

 

Estão presentes neste livro informações relevantes dos secretários de meio ambiente e deputados estaduais nordestinos, presentes à I Conferência e análise da atuação dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento regional, além de sugestões das organizações não governamentais, ações e propostas reunidas na Declaração da Caatinga, documento que levou as reivindicações do povo caatingueiro à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012.

 

Participaram da I Conferência gestores e parlamentares das três esferas governamentais, comunidade acadêmica, membros de entidades de pesquisa e de instituições financeiras. Mais de duas mil pessoas estiveram envolvidas com as discussões das pré-conferências, realizadas nos nove Estados nordestinos e no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais. A pluralidade de atores sociais mostrou a necessidade de uma articulação política para que se estabelecesse um compromisso institucional em prol da Caatinga, não reconhecido oficialmente como bioma pela Constituição Federal de 1988.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here