Canindé, cidade a 110 quilômetros da capital do Ceará, Fortaleza, sedia maior Santuário Franciscano das Américas e o segundo maior do mundo – o primeiro fica em Assis, cidade natal de São Francisco, na Itália. No período de 9 a 19 de outubro, Canindé receberá milhares de romeiros para os festejos alusivos a São Francisco das Chagas. Este ano, a festa tem como tema “São Francisco: caminho de esperança para o Cristo”.


Embora o dia do padroeiro seja comemorado no dia 4 de outubro, durante todo o ano a cidade recebe visitantes. Com a aproximação do período mais festivo, desde o dia 17 de setembro, quando foi celebrado o dia das Chagas de São Francisco, o Santuário e a Paróquia do Santo modificou os horários das missas que acontecem na Basílica e Quadra da Gruta. De segunda à sábado ocorrem às 6h; 9h; 16h e 18h; e, aos domingos, às 5h; 7h; 9h; 11h; 16h e 18h.


A direção do Santuário também já divulgou a programação da Festa de 2014. A abertura será no dia 9 de outubro, às 4h da manhã com hasteamento das bandeiras e celebração Eucarística. No período de 10 a 18 de outubro, sempre às 18h, ocorrerá a Novena na Praça dos Romeiros, com  transmissão ao vivo pela internet (santuariodecaninde.com).


As procissões com o painel e a imagem de São Francisco serão realizadas no dia 9 de outubro, às 18h, saindo da Basílica; de10 a 18 outubro, às 17h30min, também saindo da Basílica indo até a Praça dos Romeiros, retornando após a Novena para a Basílica; e no dia 19 de outubro, após a missa de encerramento (às 17h, na  Quadra da Gruta, transmitida  pela Rede Vida de Televisão). De  10 a 18 de outubro, às 5h, ocorrerá a Via-Sacra  na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).


Os horários de Missas durante a festa de São Francisco em outubro serão os seguintes: Basílica / Quadra da Gruta – 5h, 7h, 9h, 11h e 16h; Mosteiro das Clarissas – 6h; Igreja do Monte – 6h; Capela de São Pedro – 10h (de 15 a 18 de outubro);  Igreja das Dores – 8h, 10h e das 15h (de 15 a 18 de outubro);

 

As confissões serão realizadas de 9 a 19 de outubro, das 6h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião. Após a festa, o arreamento das bandeiras ocorrerá no dia 20 de outubro, às 12h, na Praça da Basílica.


Para as romarias de outubro, o Setor de Romarias do Santuário e a Secretaria da Paróquia já vêm distribuindo o cartaz da festa. Na Livraria São Francisco, localizada na Casa dos Milagres, os romeiros encontrarão o livro da Novena deste ano.


Mais informações pelo fone 85 3343 0017.


Com informações da Equipe de Comunicação do Santuário e Paróquia de São Francisco

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here