O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Cine Ceará, Festivalponto.Ce 2014 e a Orquestra de Sopros de Pindoretama foram os projetos do Ceará selecionados para a edição deste ano do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, promovido pela Oi e o Oi Futuro. Nesta edição, foram beneficiados 113 projetos de 12 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, dança, intermídia, cultura popular, pensamento e tecnologia e novas mídias. A lista completa dos selecionados pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br.


O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. No total, serão beneficiados 62 projetos da linha de seleção nacional, anunciados esta semana, e 51 iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais do Oi Futuro, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, já divulgadas na primeira etapa, em fevereiro. Além do Ceará, tiveram projetos contemplados os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Pará, Maranhão e Roraima.

 

Saiba mais sobre os projetos cearenses selecionados


 Festival Nordeste de Teatro de Guaramiranga – Com vinte anos de existência, o festival é destaque como ação para o desenvolvimento do teatro cearense e nordestino e para a democratização do acesso à cultura, conectada com a produção nacional e internacional do teatro.  Para este ano, estimativa da direção do evento é  alcançar um público de 10 mil espectadores (em Guaramiranga e outras cinco cidades do Maciço de Baturité ).


Cine Ceará – Considerado um dos maiores eventos do cinema nacional e ibero-americano, ao longo dos anos acompanha a evolução do audiovisual,a revolução da era digital, novas mídias, novas técnicas, novos debates e novas ideias. A partir do 17º Cine Ceará, o festival voltou sua atenção para a utilização dessas novas tecnologias no auxílio da educação.

 

Festival Ponto.CE – Previsto para acontecer no mês de novembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, o Ponto.CE dedica sua programação à música, arte e cultura em geral. Desde a primeira edição, em 2006, soma um público de mais  de 50 mil pessoas, que puderam assistir às apresentações de 400 artistas. Tendo como objetivo central a integração das linguagens, a sua programação, totalmente gratuita, será dividida em quatro dias que serão compostos por 18 shows, 3 apresentações e também a exibição de 2 produtos audiovisuais, além de oficinas visando a capacitação de jovens na área cultural.


 Orquestra de Sopros de Pindoretama – Mantida pela Associação Amigos da Arte (AAMARTE) – atua há 14 anos como uma escola de música, incluindo socialmente crianças e adolescentes através da cidadania cultural e formando músicos em instrumentos de sopro e percussão.Com repertório variado a Orquestra realizou mais de 500 concertos, apresentando-se também na Alemanha, em 2002 e 2006, e na Noruega, em 2010. Com o apoio do OI FUTURO, em 2008, a Orquestra ampliou suas instalações físicas. Nesse novo projeto está garantida a manutenção da Orquestra por dez meses, através de aquisição de material de consumo, instrumentos, concessão de 25 bolsas mensais e pagamento da Equipe Técnica. A orquestra é considerada o programa de formação musical em instrumentos de sopro e percussão do Ceará.


Saiba mais sobre o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados no site www.oifuturo.org.br


Com informações da Assessoria de imprensa da Oi para o CE/MA/PI. Contato: 85  3131 9066

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here