Em uma alusão à importância da visão para que as crianças acompanhem os conteúdos em sala de aula, o Centro Avançado de Retina e Catarata mantém há 12 anos o Projeto Te Vejo na Escola, que realiza e acompanha, gratuitamente, crianças indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde no tratamento da cegueira ou baixa acuidade visual por catarata.

 

Para celebrar mais um ciclo de atividades, em meio às comemorações do Dia das Crianças e do Dia Mundial da Visão, o Centro Avançado recebe os pequenos assistidos pelo projeto e seus familiares, nesta quinta-feira, 9, a partir das 7h, para um café da manhã com distribuição de presentes e atividades recreativas com animadores.

 

O oftalmologista e coordenador do Te Vejo na Escola, David Lucena, explica que a iniciativa contempla a cirurgia e todo o acompanhamento necessário para a reabilitação da visão. “As crianças são operadas de catarata e acompanhadas até completarem 10 anos de idade, época em que a visão está totalmente formada”, explica. Lucena reforça ainda a importância da consulta oftalmológica como medida preventiva importante para que se evitem prejuízos irreversíveis à visão.

 
Saiba mais

Ao longo dos últimos 12 anos, foram realizadas gratuitamente 510 cirurgias de catarata com implante de lentes intraoculares importadas e pagas pelo SUS. Também foram doados 2100 óculos por meio de parcerias com as principais óticas da cidade. As crianças recebem gratuitamente toda a medicação pós-operatória. Além de David Lucena, o projeto conta a colaboração voluntária da oftalmologista Socorro Aguiar Lucena e da anestesiologista Vládia Freitas.

 

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão enfoca a atenção no problema da cegueira global. Seu objetivo é contribuir para conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis, bem como encorajar governos, corporações e outras fontes fornecedoras de fundos a investirem na prevenção da cegueira mundial.

 
Serviço

Café da manhã “Te Vejo na Escola”

Data: 09 de outubro

Horário: 7h

Local: Centro Avançado de Retina e Catarata (Avenida Dom Luís, 1233, 14º andar)


Com informações da assessoria de imprensa do Centro Avançado de Retina e Catarata

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here