230411_Oficina Jilie_Escola Ulysses Guimarâes

Uma iniciativa no Ceará está revitalizando bibliotecas escolares, com atividades que incentivam a leitura literária em escolas da rede pública. Por meio do projeto Territórios cerca de 3.500 estudantes da educação básica serão beneficiados com espaços revitalizados, novos equipamentos e atividades formativas. No dia 3 de outubro, será a vez de uma escola de Maracanaú, seguida por outra em Maranguape (5/10) e mais três em Aquiraz (6/10). Em setembro foi inaugurada a primeira escola, na cidade de Itapipoca.

O projeto realiza, ainda, entre os dias 6 e 10 de novembro, um seminário virtual para educadores no YouTube, aberto ao público e gratuito, sobre leitura e escrita literária na educação básica. As inscrições serão abertas no dia 6 de outubro. O “Territórios da Leitura”, que está no seu quarto ano de realização, revitaliza bibliotecas de escolas públicas da educação básica, trazendo novas cores, mobiliários, equipamentos eletrônicos e jogos educativo-culturais, além de ampliar o acervo de cada biblioteca com a doação de 200 novos livros.

Também são oferecidas oficinas literárias, contação de histórias, clube de leituras para estudantes, e ainda, oficinas e consultorias para os educadores na área de mediação de leitura literária e dinamização de biblioteca escolar.

Considerada essencial na formação educativa, desenvolvimento do hábito da leitura e encorajamento da criatividade nos estudantes, a biblioteca está presente em apenas cerca de 35% das escolas públicas do Ceará, segundo o Censo Escolar de 2021. “A biblioteca não é apenas um local onde encontramos recursos para apoiar a aprendizagem, mas também é um refúgio para a imaginação”, explica Laiana Sousa, bibliotecária consultora do Territórios da Leitura e doutora em Ciência da Informação.

A profissional destaca ainda a importância do espaço como incentivo à curiosidade dos estudantes da educação básica. “No contexto escolar, as bibliotecas implementadas pelo projeto Territórios da Leitura desempenham um papel multifacetado de extrema relevância para a aprendizagem. Além de abrigarem uma vasta coleção de recursos informacionais, elas também se destacam como ambientes acolhedores que estimulam o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e criativa entre os alunos e toda a comunidade escolar”, finaliza.

O Territórios da Leitura é realizado pela Invento Produções Culturais e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadoras nesta edição as empresas Vestas, Durametal, Dakota e Grupo Dass. Parceria da BG Soluções Sociais, do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e das Secretarias de Educação de Aquiraz, Itapipoca, Maracanaú e Maranguape. Produção D’grau Produções.

Seminário virtual
O Territórios da Leitura também oferece um seminário virtual para educadores sobre leitura e escrita literária na educação básica. O seminário será aberto, gratuito e composto por cinco webinars, exibidos entre os dias 6 e 10 de novembro, no canal do YouTube da Invento Produções Culturais. Para receber o certificado, será necessário se inscrever no site do projeto, assistir os webinars ao vivo e assinar a frequência. A inscrição é gratuita e ONLINE, a partir do dia 6 de outubro.

Sobre o Territórios da Leitura
Criado em 2020, o Territórios da Leitura propõe o desenvolvimento do hábito da leitura na educação básica como meio de emancipação social. Com esta edição, o projeto chega a marca de 19 bibliotecas de escolas municipais revitalizadas e mais de 13 mil estudantes contemplados nas cidades de Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape e Forquilha.

Cronograma de reinaugurações das bibliotecas:

Dia 25/09 (Itapipoca)
EEB Francisca de Morais Pontes

Dia 03/10 (Maracanaú)
9h30 – EMEIF Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo

Dia 05/10 (Maranguape)
15h30 – EMEF João Cirino Nogueira

Dia 06/10 (Aquiraz)
9h30 – EMEF Henrique Gonçalves da Justa
13h30 – EMEF Maria Margarida Ramos
15h30 – EMEF Ernesto Gurgel Valente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here