Um corredor urbano de Itapipoca, no interior do Ceará, sem uso pela população, está sendo revitalizado como uma galeria a céu aberto, que inclui intervenção de arte urbana e mobiliários artísticos. Com nova vocação para as artes e o lazer, o espaço batizado de “Beco Cultural”  começou a ser modificado no dia 24 de novembro e deve ser entregue à população no próximo dia 15 deste mês. Enquanto isso, em Fortaleza, a comunidade da “Favela do Inferninho”, no bairro Vila Velha, também passou por uma revitalização semelhante no mês passado, dando origem ao espaço “Beco Céu”.

O Beco Cultural e o Beco Céu fazem parte de um projeto chamado Laboratório Cidades Criativas, um programa de design e ocupação cultural que busca promover em espaços públicos ações de intervenção urbana, como pinturas, instalações de mobiliários, a partir da convocação de artistas e da participação popular.

O LAB Cidades Criativas usa as técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. As regenerações realizadas pelo programa de design urbano valorizam as territorialidades, promovendo uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade, conforme define Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, realizadora do LAB Cidades Criativas.

O programa, que também já possibilitou outras intervençõe em cidades do Rio de Janeiro, convida diversos artistas para dar novas cores aos espaços escolhidos, criando murais que trazem a população como protagonista, dando destaque às figuras ilustres de cada local. Além disso, os espaços revitalizados também contam com mobiliários interativos. As peças são obras de arte que servem de suporte para a comunidade.

Beco Céu em Fortaleza

O Beco Céu terá galeria de arte urbana a céu aberto, com mais de 750m² de painéis artísticos; mobiliários urbanos impressos em 3D feitos de plástico 100% reciclável; e será um espaço público integrado, somando mais de 300m² de espaço de convivência e de geração de atividades artísticas e esportivas, com mesas, bancos, quadra de basquete e bicicletário. Terá também cozinha comunitária, biblioteca, sala sustentável e sala das artes. A ideia é firmar o local como referência em cultura, inovação, educação e sustentabilidade.

Para entender melhor a realidade dos moradores do Beco Céu, foi realizado um diagnóstico técnico-social. Informações estruturais e sociodemográficas foram coletadas durante oficinas realizadas pelo LAURB, através do LAB Cidades Criativas, e ajudaram nossos profissionais a criarem um projeto que atenda as demandas da comunidade da Favela do Inferninho.

Beco Cultural em Itapipoca

Em Itapipoca, a inauguração do Beco Cultural, no dia 15 de dezembro, coincidirá com a inauguração do CINE+, um espaço multiuso de cinema que atenderá a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas. A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação.

Quem faz

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização do Acidum Project, LAURB – Instituto de Urbanismo Ecossistêmico e Instituto Pensando Bem, em parceria com a Tinta Suvinil. Produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio da
Enel e do Governo do Estado do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here