Luz, câmera e emoção! Bairros da periferia de Fortaleza e aos municípios de Pindoretama, Chorozinho, Pacajus, Acarape e Barreira serão contagiados pela magia da Sétima Arte. O Cine Ceará Itinerante 2013, que faz parte da segunda etapa do 23° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, dando prosseguimento ao seu projeto de democratização da produção audiovisual. A ação é promovida pela Associação Cultural Cine, que começará nesta quarta-feira (15), seguindo até o dia 09 de fevereiro.


O projeto itinerante, que já está na 15ª edição, é um circuito de exibição cinematográfica e de oficinas de cinema de animação que beneficiam crianças e adolescentes de escolas públicas e o público em geral de cidades do interior do Ceará sem acesso às salas de cinema. Toda a programação é gratuita.


Segundo o diretor do projeto, o cineasta Wolney Oliveira, a ação tem importante papel na democratização da produção audiovisual, dando acesso ao expectador dessas localidades à programação exibida durante as edições do Cine Ceará. O projeto colabora ainda na descoberta de novos talentos durante as oficinas.

Atividades

As atividades do Cine Ceará Itinerante 2013 têm início na quarta-feira (15), das 14h às 17h, com a realização da primeira oficina da série, a ser promovida durante três dias na Casa Brasil do bairro Vila União, dentro do projeto Cidadania em Rede, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Nas oficinas, os alunos têm noções básicas de cinema de animação e desenvolvem as técnicas deste gênero. O trabalho final da oficina é a produção de um curta de animação com duração máxima de 1′ (um minuto), quer será exibido posteriormente na abertura das exibições nos municípios do Interior.

 

Participam das oficinas crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. Durante o curso, eles recebem lanche, kit com camisa e boné do projeto, material para produção e um certificado ao final da oficina. A supervisão do curso é feita pelo cineasta Telmo Carvalho, coordenador do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC.

 

Já estão agendadas duas oficinas na Associação Povo de Deus, no bairro Serviluz, para os dias 20 a 22 de janeiro, nos horários das 9 horas às 12 horas e de 14 horas às 17 horas. Outra oficina será realizada na Casa Brasil, no bairro Granja Portugal, nos dias 28 a 30 de janeiro. A última das cinco oficinas previstas ainda está sendo fechada.

 
Cinema

As exibições de filmes nos municípios do interior cearense dentro do Cine Ceará Itinerante 2013 começam no sábado, dia 1o de fevereiro, em Barreira. Serão apresentados filmes brasileiros e cearenses, em especial os premiados na 23a edição do Cine Ceará, realizada em setembro de 2013, em Fortaleza, sempre em praças públicas, escolas municipais e outros espaços de convívio coletivo. A expectativa do projeto é contemplar um público total de aproximadamente 4.000 pessoas.

 

O roteiro de exibições do Cine Ceará Itinerante continua no domingo, dia 2 de fevereiro, no município de Acarape. O circuito para durante a semana e retoma as atividades em Pindoretama, no dia 7 (sexta), seguindo para Pacajus no sábado (8) e finalizando as apresentações no domingo, dia 9, em Chorozinho.

 
Cine Ceará Itinerante 2013

Segunda etapa do 23o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema

Exibição de filmes em cidades do interior e Oficinas de Cinemas de Animação em Bairros de Fortaleza

De 15 de janeiro a 09 de fevereiro de 2014

Municípios: Barreira, Acarape, Pindoretama, Pacajus, Chorozinho

Bairros de Fortaleza: Vila União, Serviluz, Granja Portugal

 

Com informações da assessoria de imprensa do Cine Ceará Itinerante 2013 – AD2M Engenharia de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here