A proposta do Projeto Democratizando é levar alguns dos filmes da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul para novos 1.000 pontos de exibição, indo além das 26 capitais e do Distrito Federal, onde a Mostra ocorre habitualmente. As instituições e centros culturais interessados em integrar a rede alternativa de salas do evento têm até o dia 15 de novembro próximo para se inscrever no site www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br.




Como a meta é democratizar o acesso aos filmes e promover debates sobre direitos humanos, o projeto quer transformar em locais de exibição alternativos desde a sala-de-aula mais convencional até espaços de terra batida em aldeamentos indígenas, passando ainda pelas embaixadas brasileiras no exterior.

 

Assim, cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, entre outros, poderão exibir, entre os meses de janeiro e março de 2015, alguns dos filmes que integram a 9a Mostra. Para participar, é preciso garantir o espaço físico para exibição dos títulos, além de tela ou projetor e aparelho de DVD, viabilizando assim as sessões com entrada franca. O kit Democratizando é totalmente gratuito e será entregue em caixa personalizada, contendo camisa, bolsa, bloco de notas, caneta, catálogo do evento e o encarte com 3 DVDs.


Em formato digital, os filmes enviados terão como opção a utilização de closed caption e audiodescrição, além de legendas para cinco idiomas: árabe, espanhol, inglês, francês e mandarim.“A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e “Sophia”, de Kennel Rógis são os filmes que compõem o kit.

Saiba mais


A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul terá como o tema Memória e Verdade, abordando os 50 anos do golpe militar de 1964 completados este ano. A programação se desenvolverá entre 3 de novemobro a 20 de dezembro nas 26 capitais e no Distrito Federal. Em Fortaleza, ocorrerá no período de 1º a 6 de dezembro. As sessões serão: “Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença”.  O Projeto Democratizando se estenderá entre janeiro e março de 2015, em 1.000 pontos espalhados pelo país.


A proposta é lançar olhares e propor reflexões instigantes sobre temas ligados direitos humanos, ao exibir 41 filmes sobre a ditadura militar no País, o enfrentamento da homofobia e a cultura LGBT, as questões culturais e territoriais da população indígena, os direitos das pessoas com deficiência, entre outros.

 

A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Com informações da assessoria de imprensa do evento. Contatos: Universidade Federal Fluminense (fone: 21 2629 9763) / www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br / Em Fortaleza – (fone: 85 3458 1235)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here