Com o objetivo de estimular a memória dos idosos aposentados do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM), a equipe do Serviço Social promove na próxima quinta-feira, 23, a oficina “Memórias de Fortaleza, eu sou parte dessa história”, do projeto “Compartilhando Experiências”, que conta com 50 participantes.


A proposta do projeto, que iniciou em novembro passado e segue até maio de 2014, é fortalecer o que os idosos têm de mais valioso, a memória. A dinâmica dos encontros é ouvir o que o público tem a contar. A medida auxilia no resgate de memórias e atua também de forma preventiva, através de discussão de temas como memória e raciocínio, saúde do idoso, artesanato e economia, atividades físicas e violência contra a mulher. As oficinas são temáticas e realizadas mensalmente.


Na oficina que acontece na próxima quinta-feira, o gerente de educação patrimonial da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Adson Pinheiro, apresentará um jogo de memória para trabalhar a cultura e os principais pontos históricos de Fortaleza. Durante o encontro será realizado, também, um bingo com figuras de brincadeiras antigas. Dessa forma, os participantes poderão reviver um passado saudoso, ativando memórias positivas.

Razões para o projeto

Dados do IBGE e de diversos órgãos internacionais apontam para o crescente envelhecimento da população. O censo de 2010 realizado pelo IBGE revela que o Brasil tem 21 milhões de habitantes com mais de 60 anos. Essa faixa etária é a que mais cresceu nas últimas décadas, o que promove alterações importantes na estrutura da pirâmide etária brasileira, até então composta por uma população predominantemente jovem. O IPM Fortaleza possui, até o primeiro semestre de 2013, 8.484 aposentados.


Coordenadoras do projeto “Compartilhando Experiências”, as assistentes sociais Niedja Miranda e Soraia Vasconcelos apontam que nesse cenário é necessário desenvolver iniciativas para construir uma reflexão sobre os aspectos inerentes à velhice, o preconceito da sociedade em relação à terceira idade, exclusão social e as possibilidades de fortalecimento da identidade.

Serviço

Oficina “Memórias de Fortaleza, eu sou parte dessa história” – IPM Fortaleza

23 de janeiro, às 9h

Local: Rua Major Facundo, 1361, Centro

Informações: (85) 3252-2689


Com informações do IPM Fortaleza

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here