Entre os dias 7 a 11 de março, o projeto Prevenir, de prevenção às drogas, será lançado sem sete cidades cearenses. Com o tema “Jovem seja livre, curta a vida sem drogas”, o projeto será implantado em Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô. Rogério Melo, coordenador  da Pastoral da Sobriedade/Regional Nordeste 1 da CNBB-Ceará e também do projeto, explica que a iniciativa existe há cinco anos no Ceará e já passou por 78 municípios. “Em 2016, o objetivo é lançar o Prevenir em mais 25 cidades e também em 100 escolas”, adianta Melo.

 

Rogério Melo lembra que Prevenir quer dizer “preparar; chegar antes de; evitar (um dano ou um mal); impedir que algo se realize”. A prevenção em saúde, acrescenta o coordenador, indica uma ação antecipada, baseada no conhecimento que se tem das causas de uma doença. “Ela tem por objetivo diminuir a chance do problema aparecer ou, se ele já existe, evitar que piore”.


Segundo o coordenador, as mais sérias pesquisas sobre a questão mostram o aumento do uso de drogas, mas principalmente, apontam a necessidade de planejar ações preventivas adequadas ao grupo alvo. “Prevenir não é banir a possibilidade do uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas”, argumenta Melo.

Pastoral da sobriedade

Aconteceu, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a primeira capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade em Barbalha, a 535 km de Fortaleza. A formação contou com paroquianos de Santo Antonio e São Vicente. Rogério Melo ressalta a alegria, como coordenação da PS no Ceará, no ano da Misericórdia colher mais este fruto na diocese de Crato pela implantação desta pastoral em mais uma cidade no Estado. “Que esta semente que foi plantada possa germinar, crescer e dá frutos de sobriedade ao povo barbalhense. A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química”, explica Melo.


Ele acrescenta, ainda, que é uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação para, através da pedagogia de “Jesus-Libertador”, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Saiba mais

De acordo com Rogério Melo, pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social. “Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade”, afirma.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here