A iniciativa busca promover a leitura em 30 bibliotecas comunitárias no Ceará, atendendo 3700 crianças, adolescentes e comunidades locais


Realizado pela Casa do Conto, local onde são organizadas ações de estímulo a leitura, o Projeto Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar a alfabetização em comunidades de baixa renda do Ceará, promovendo o incentivo e o hábito da leitura.



O Projeto

O propósito é a entrega do baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e adolescentes. Nos dez anos de realização foram entregues 309 baús em 86 cidades do Ceará. Até dezembro de 2015, o projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores. Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. Os contos são narrados de maneira lúdica, acompanhados por músicas, a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura.

 

De acordo com a produtora cultural e contadora de histórias Júlia Barros, é importante o incentivo para que mais bibliotecas comunitárias realizem o cadastro na Casa do Conto. As oportunidades e o acesso ao acervo passam a ser maiores, afirma Júlia. Ela também informa que está previsto a entrega de 30 baús de leitura até o final do ano.


Além do trabalho de captação e entrega do material, o projeto também realiza cursos com voluntários, oficinas de contação de histórias e incentivo a leitura. São conteúdos que estimulam e valorizam  o trabalho dos jovens  voluntários, principalmente nas zonas rurais do Estado, pontua Júlia.


O Baú da Leitura conta com o apoio da coelce e é viabilizado pelo sistema estadual da cultura.

Programação:

Dia: 29/06

Local: Biblioteca Comunitária José Sérgio Reis Júnior (Rua Eretides Martins, 977. Bairro Ellery), 09h

Dia: 30/06

Local: Associação Beneficente Vida Melhor (Rua Xavier da Silveira, 2249 – Granja Lisboa -Fortaleza), 9h, e Grupo de Apoio às Comunidades Carentes – GACC / ACECAB – Associação Centro Comunitário do Antônio Bezerra (Rua 04, nº 1015, parque Boatã – Antônio Bezerra), 14h




Mais informações em:

Casa do Conto

Telefone 85 3252-3343

Email casadoconto@hotmail.com


com informações da Casa do Conto

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here