A Associação Vidança foi contemplada, pelo projeto “Vidança + Leitura”, com o prêmio Por um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura (Minc). O resultado foi publicado na última terça-feira (1), no Diário Oficial da União. O projeto gerido pelo Vidança visa incentivar o hábito da leitura entre suas alunas e alunos e entre a comunidade do Vila Velha.


Segundo Anália Timbó, fundadora do Vidança, o prêmio fortalece o trabalho, pois é um reconhecimento de que a associação está no caminho certo.  O projeto Vidança+Leitura atende hoje, diretamente, 250 crianças e adolescentes, alunos da ONG, além dá população atingida pelas ações.

Saiba mais

Os alunos participam duas vezes por semana de oficina de leitura e realizam todas as semanas os cortejos literários, ocasião em que passeiam pelas ruas da comunidade, levando um carrinho, com livros, tapetes e pufes; tocando percussão e dançando. É uma verdadeira mobilização, que culmina algumas vezes nas calçadas de algum morador ou nas quadras e pátios das escolas, com apresentações artísticas e contação de histórias feitas pelas próprias crianças. Enquanto toda essa movimentação acontece, as pessoas podem livremente pegar um livro no carro, e ler. “Além de todas essas atividades, nós montamos uma biblioteca comunitária aqui no Vidança, aberta aos moradores de nossa comunidade”, completa Anália.


Dessa forma, explica Anália, o projeto pretende realizar uma formação cidadã, através da leitura, e aproximar as pessoas do Vila Velha das atividades culturais da associação, proporcionando novas vivências coletivas dentro da comunidade.


Com informações da Associação Vidança

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here