O projeto valoriza a produção editoral e autores cearenses. Um micro-ônibus repleto de livros percorre as cidades com ações culturais e incentivo à leitura. Os próximos municípios contemplados serão Horizonte e Maracanaú.



Foto: Divulgação / Assessoria


 


Ceará leitor é um projeto de incentivo à leitura que percorre o Ceará com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores. Organizado pelo Instituto Viva Brasil e realizado pela Câmara Cearense do Livro, foi viabilizado pelo Governo do Estado do Ceará /Secretaria de Cultura e tem apoio do Sebrae.


O projeto já aconteceu nas cidades de Guaramiranga, Baturité, Aquiraz. A cidade de Horizonte será a próxima a receber o evento, nos dias 16. 17 e 18 de agosto. Em seguida será o município de Maracanaú.


 


Em cada município contemplado haverá atrações culturais com foco nas obras expostas, direcionadas ao público de alunos e professores da rede pública municipal, estadual e demais interessados. 


 


Booktruck


Numa livraria adaptada em um micro-ônibus – o “Booktruck” – disponibilizado à Câmara Cearense do Livro pelo Sebrae, o público terá oportunidade de adquirir, com preços diferenciados, obras de editoras cearenses de literatura infanto-juvenil e adulta com temas variados: biografia, romance, conto, poesia, ensaio, cordel, quadrinhos, livros de imagens e de arte, entre outros. 


 


O Ceará Leitor também incentivará a formação de Clubes de Leitura por meio de doação de uma cesta livros aos municípios e capacitação de professores, bibliotecários e agentes culturais.


As atrações culturais acontecerão em lugares aberto ao público, preferencialmente na praça principal de cada cidade. O calendário de palestras e formações será disponibilizado com antecedência nas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura dos municípios contemplados, por meio de convite virtual e da plataforma Mapa Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. 


 


Na livraria do “Booktruck” o leitor encontrará desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos e autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.


 


Serviço


Projeto Ceará Leitor


Próxima cidade: Horizonte


Dias 16, 17 e 18 de agosto de 2017


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here