A iniciativa busca capacitar jovens que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio ou ainda estudantes do ensino superior para atuar no mercado de novas tecnologias. Nesta nova fase, o Programa C-Jovem  atuará como projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

As atividades ocorrerão de forma virtual, 10h/semana, durante um ano, totalizando 480h. No último trimestre, os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras.

O investimento, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), deve ajudar a reduzir o déficit de no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado, estimado atualmente em 100 mil profissionais.

Nessa nova fase, o C-Jovem atuará como projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). As atividades ocorrerão de forma virtual, 10h/semana, durante um ano, totalizando 480h. No último trimestre, os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras.

Podem participar estudantes do ensino médio, recém-formados no ensino médio (até 3 anos) e alunos do ensino superior, conforme oferta realizada pelo projeto de cada IES. “Nesta etapa estamos disponibilizando cursos na modalidade virtual, permitindo que um maior número de jovens sejam beneficiados. Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, melhorar a oferta de profissionais e preencher essas demandas que o mercado de trabalho tem em busca de profissionais da área de tecnologia”, explicou a secretária estadual de da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro.

Criado em 2022, o Programa C-Jovem já alcançou mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios cearenses. A meta é chegar a 100 mil jovens em cinco anos. A primeira etapa continua sendo executada na rede estadual de ensino.

Um desses jovens é Douglas Júnior, de 18 anos, que, após participar da primeira etapa do C-Jovem, está inserido no mercado de trabalho. “Antes de ingressar no meu atual trabalho, eu tive que fazer uma seleção, e nessa etapa o C-Jovem foi um grande diferencial para a minha contratação. Essa oportunidade vem mudando minha vida e para o futuro, sempre vai fazer diferença no currículo”, ressaltou o estudante.

O programa explora as habilidades de formação em TIC, Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, e Inglês para Profissional de TIC. Os alunos podem escolher entre sete trilhas de tecnologia, de acordo com a área de interesse: desenvolvimento iOS, desenvolvimento Android, Nuvem, Java, Infraestrutura 5G, Inteligência Artificial e FullStack, este último ofertado pela Uece em parceria direta com o Instituto Atlântico.

Fonte: Governo do Estado do Ce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here