Antes, pacientes e casais que sofriam com problemas relacionados à infertilidade em Sobral e em municípios vizinhos precisavam se deslocar para Fortaleza ou outras cidades em busca de um tratamento na área da reprodução humana. Agora, a Fertiliza, clínica parceira da Sollirium Health Group, chega à região com a proposta de atender essas demandas. A inauguração oficial acontece no dia 10 de novembro, às 19h30.

Para dar vida ao projeto, os médicos Dr. Juvenal Linhares, especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva e Endometriose, a Dra. Aline Felismino, ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana e a Dra. Liana Rocha, ginecologista, obstetra e também especialista em Reprodução, firmaram parceria com o Dr. Evangelista Torquato, médico que possui mais de 20 anos de experiência na área e um dos diretores da Sollirium Health Group (Clínica Evangelista Torquato), localizada em Fortaleza.

A Sollirium, hoje, é referência em reprodução assistida no Ceará e atende pacientes com problemas de fertilização de todo o Norte-Nordeste. De acordo com o Dr. Evangelista, o Estado só tem a ganhar com o surgimento de novas clínicas, principalmente, as que ficam em municípios distantes da capital. “A abertura de laboratórios fora do litoral pode contribuir para uma ampliação de pessoas com acesso a esses tratamentos. Vejo com muito bons olhos a interiorização da reprodução assistida em nosso país”, relata o especialista.

O objetivo do projeto é disponibilizar diversos tratamentos para quem deseja engravidar. São eles: o acompanhamento de ovulação via ultrassom para o coito programado; a inseminação intrauterina, quando o sêmen é injetado diretamente no útero da paciente; a estimulação da ovulação por meio de medicamentos e o congelamento de óvulos, para a mulher que pretende preservar sua fertilidade. Também será ofertado o método mais complexo da reprodução: a fertilização in vitro (FIV), que consiste em juntar o óvulo ao espermatozoide dentro de um laboratório, para que, depois de formado o embrião, ele seja transferido para o útero da mãe.

Para os homens, que também precisam investigar algum fator de infertilidade, no setor de andrologia do local, alguns serviços serão disponibilizados para ajudar no processo de sucesso nos tratamentos como: exame de espermograma, de determinação de leucócitos no sêmen,  de processamento seminal, o procedimento de fragmentação do DNA espermático e o congelamento seminal, que é a maneira mais eficaz de preservar os gametas masculinos para o uso posterior. Há diversas razões para um homem optar por congelar seus espermatozoides. Dentre elas, podemos citar o tratamento oncológico envolvendo radioterapia e/ou quimioterapia.

 

Do início ao fim

A Fertiliza, que possui um laboratório clínico próprio, com certificação ISO de excelência do Sistema de Controle Ambiental do Ar, foi idealizada para que as pessoas tenham acesso a um tratamento completo, desde a pesquisa inicial de diagnóstico até à gestação. “Temos todo o caminho: a paciente começa e termina o tratamento aqui, passando por todas as etapas necessárias”, explica o Dr. Juvenal Linhares. Para iniciar o tratamento de reprodução assistida na clínica, a paciente ou o casal serão atendidos pelas médicas especialistas em reprodução, Dra. Aline Felismino e Dra. Liana Rocha para começar a investigação das possíveis causas de infertilidade. “A paciente virá, inicialmente, para uma consulta, faremos o exame físico e solicitaremos outros complementares necessários. Fecharemos o diagnóstico para propor o melhor e mais adequado tratamento, de acordo com cada caso, seja de baixa ou de alta complexidade”, esclarece a Dra. Liana Rocha.

Situações mais complexas, como a obstrução bilateral das tubas uterinas, a infertilidade por fator masculino grave (espermograma com baixa concentração de espermatozoides), a reserva ovariana baixa/falência ovariana prematura, a endometriose ou a infertilidade sem causa aparente (ISCA), são fatores que podem indicar o processo de fertilização in vitro. Para iniciar esse tipo de tratamento, o primeiro passo é fazer o uso de medicamentos para estimular os ovários a produzirem vários folículos. “Depois nós acompanharemos o desenvolvimento desses folículos com ultrassonografia seriada, para, no momento ideal, coletar os óvulos que estão dentro deles. Após isso, os óvulos maduros irão se unir aos espermatozoides no laboratório (fertilização in vitro) para dar origem aos embriões, que futuramente, serão implantados no útero para gerar uma gravidez”, explica a Dra. Aline Felismino.

 

Serviço:

Primeira clínica de reprodução assistida de alta complexidade é inaugurada no interior do Ceará

Endereço: Avenida Ildefonso de Holanda Cavalcante, número 1034, Campo dos Velhos, Sobral.

(Localizada no interior da Clínica Cliza, em Sobral).

Quando: 10/11/2021, às 19h30, inauguração oficial

Contato/consultas: (88) 3677.2564 | (88) 99364.9707 (WhatsApp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here