Prêmio Gandhi – Edição 2022

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2022

Inscrições de 20 de outubro a 11 de novembro de 2022.

Justificativa

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz, através da Comunicação. Com o Prêmio Gandhi, a Agência da Boa Notícia visa fortalecer a relação com os profissionais e estudantes de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade & Propaganda –, como também os produtores de conteúdo online, destacando os trabalhos que mais contribuem para a Cultura de Paz que despertem a atenção da sociedade para a importância do tema.

Tema

Os trabalhos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda e produção online deverão enfocar a temática da Cultura de Paz, divulgando ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social. De acordo com os valores da Agência da Boa Notícia, e conforme os princípios adotados pela instituição, disseminadora da paz pela comunicação, consideramos por Cultura de Paz a positividade nas relações, com as pessoas mais preocupadas em fortalecera harmonia e a positividade; a excelência nas ações e relações entre as pessoas; a credibilidade e a ética na produção da notícia e no trato entre profissionais e dirigentes dos veículos de comunicação; na defesa da liberdade de expressão e de imprensa; a pluralidade e respeito às diferenças, sejam sociais, partidárias, religiosas, de credo, cor ou orientação sexual; a valorização do ser humano e da vida acima de tudo, dentro dos princípios da coerência, palavras e ações.

Participação

Poderão inscrever-se jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, com atuação no Estado do Ceará ou em outros Estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Estado do Ceará. A exceção é a categoria produtor de conteúdo online. Os jornalistas profissionais precisam ter formação superior em Jornalismo e registro no Ministério do Trabalho ou que sejam jornalistas provisionados registrados (DECRETO Nº 83.284/79); os publicitários devem apresentar registro na sua instituição representativa e/ou empresa onde atuam; os estudantes dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda) devem estar regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), e os graduandos em Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade) precisam comprovar sua formação com o certificado de graduação emitido pela IES.

Categorias

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2022 abrange 09 (nove) categorias, sendo 05 (cinco) para jornalistas profissionais, 03 (três) para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e 01 (um) para produtor de conteúdo online. Haverá uma menção honrosa.

3.1 – Profissional Jornalismo Impresso/ Jornalismo Digital

3.2 – Profissional Telejornalismo

3.3 – Profissional Radiojornalismo

3.4 – Profissional Fotojornalismo

3.5 – Comunicação Interna, para iniciativas que contemplem a cultura de paz nas relações humanas nas corporações e instituições.

3.6 -Produtor de conteúdo online para jornalistas e publicitários – Serão considerados conteúdos online trabalhos autorais, publicados em blogs, portais, sites, redes sociais, Youtube e videologs, produzidos e divulgados no país ou no exterior, desde que abordem temática nacional.

3.7-Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2021.2 a 2022.1;

Parágrafo Primeiro: Menção honrosa para o/a professor/a orientador/a do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vencedor.

3.8- Estudante/ Reportagem de mídia impressa produzida por aluno/a (ou grupo de aluno/as) de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs;

3.9 – Estudante/Mídia eletrônica (produção de rádio, TV, fotografia, internet ou publicidade) produzida por aluno/a (ou grupo de aluno/as) de Jornalismo ou Publicidade e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs.

Inscrições

Podem ser inscritos trabalhos veiculados em qualquer cidade do território nacional, contanto que a reportagem ou série de reportagens – de TV, rádio, ou jornal impresso -foto, ensaio, peça ou campanha publicitária de estudantes citados no item 2tenham sido produzidos sobre ações ocorridas no Estado do Ceará, dentro do tema proposto no item 1 deste Regulamento. Há exceção para a categoria referida no item 3.6 (produtor de conteúdo online), que pode ser de abrangência nacional.

Serão aceitos trabalhos publicados, exibidos ou apresentados no período de16 de outubro de 2021 a 09 de novembro de 2022.

O período de inscrições será de 20 de outubro a 11 de novembro de 2022.

As inscrições serão realizadas online, com exceção da categoria de TCC (Item 3.7), que será feito presencialmente.

Parágrafo primeiro – Cada participante poderá concorrer com até 03 (três) trabalhos, exceto o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

4.1. Jornalismo Impresso / Jornalismo Digital: A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação da reportagem ou série de reportagens publicadas, com fácil localização do nome do meio de comunicação, do/a autor/a e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia. Quando a publicação tiver a participação de mais de um profissional, a informação deve constar na ficha de inscrição, acompanhada por uma declaração da chefia que confirme os nomes dos componentes da equipe.

4.2. Telejornalismo: A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que seja de fácil localização o nome do veículo, do/a autor/a e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia dos veículos. Quando a publicação tiver a participação de mais de um profissional, a informação deve constar na ficha de inscrição, acompanhada por uma declaração da chefia que confirme os nomes dos componentes da equipe.

4.3. Radiojornalismo: A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que seja de fácil localização o nome do meio de comunicação, do/a autor/a e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia dos veículos. Quando a publicação tiver a participação de mais de um/a profissional, a informação deve constar na ficha de inscrição, acompanhada por uma declaração da chefia que confirme os nomes dos componentes da equipe.

4.4. Fotojornalismo: A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação da fotografia ou série de fotografias publicadas em jornais, revistas ou veículos de mídia eletrônica, em que seja de fácil localização o nome do meio de comunicação, do/a autor/a e a data de publicação.

Parágrafo primeiro – Podem ser inscritas fotografias que tenham sido publicadas em reportagens que concorram ao prêmio de Jornalismo Impresso.

4.5 – Comunicação Interna: A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link dos produtos (que podem ser mensagens via e-mail, série de matérias, VT, podcast, jornal, boletim, house-organ, rede social interna, ou outros), com indicação da data, localização da publicação e nome(s) do/a autor/a (es). O/a jornalista autor/a do trabalho deverá comprovar a condição, com apresentação de cópia digitalizada na página da Carteira do MTE, onde consta o número do registro. Quando a publicação tiver a participação de mais de um profissional, a informação deve constar na ficha de inscrição, acompanhada por uma declaração da chefia que confirme os nomes dos componentes da equipe.

4.6. Produção de conteúdo online – A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação, em que seja de fácil localização o nome do veículo, do/a autor/a e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia do meio de comunicação. Quando a publicação tiver a participação de mais de um profissional, a informação deve constar na ficha de inscrição, com os nomes de todos os componentes da equipe participante pelo trabalho, com confirmação da chefia. Se o trabalho for da autoria de um/a jornalista, este/a deverá comprovar a condição, com apresentação de cópia digitalizada na página da Carteira do MTE, onde consta o número do registro. Em caso de trabalho publicitário, este deverá ser acompanhado de uma declaração online do/a diretor/a da agência de propaganda, confirmando o/as autor(a)s (diretor de criação, atendimento e cliente). No caso de outdoors, o/a candidato/a deve apresentar um documento comprovando sua veiculação. Quando a publicação tiver a participação de mais de um/a profissional, a informação deve constar na ficha de inscrição, acompanhada por uma declaração da chefia que confirme os nomes dos componentes da equipe.

4.7. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social já defendido e aprovado por uma banca da IES: A inscrição será feita mediante entrega de 03 (três) cópias do trabalho concorrente, acompanhadas de uma declaração do/a professor/a orientador/a.A inscrição deverá ser presencial, na sede da Agência da Boa Notícia ou pelos Correios.

4.8. Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo– A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação, em que seja de fácil localização o nome do meio de comunicação, do autor e a data de publicação. Quando esta tiver a participação de mais de um estudante, a informação deve constar na ficha de inscrição, com os nomes de todos os componentes da equipe. A inscrição deve ser acompanhada de uma declaração do/a professor/a da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e os nomes do/a seu/a(s) autor/a (es).

4.9. Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo e Publicidade: – A inscrição será feita mediante o preenchimento e envio de ficha de inscrição online, com o link da publicação, em que seja de fácil localização o nome do meio de comunicação, do autor e a data de publicação. Quando esta tiver a participação de mais de um estudante, a informação deve constar na ficha de inscrição, com os nomes de todos os componentes da equipe participante do trabalho. A inscrição deve ser acompanhada de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e os nomes do/a seu/a(s) autor/a (es);

Parágrafo primeiro – Não serão aceitas produções de estudantes publicadas em meios de comunicação profissionais. A Agência da Boa Notícia preza pelo respeito às normas estabelecidas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que considera o estágio um momento de aprendizado e não de atividade profissional antecipada.

Premiação

5.1. Será concedido um valor total de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em prêmios, assim distribuídos:

5.1.1 – Vencedor na categoria Profissional Jornalismo Impresso/ Jornalismo Digital: R$4.000,00 (quatro mil reais) para a equipe premiada e certificados individuais para cada integrante;

5.1.2 – Vencedor na categoria Profissional Telejornalismo: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para a equipe premiada e certificados individuais para cada integrante;

5.1.3 – Vencedor na categoria Profissional Radiojornalismo: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para a equipe premiada e certificados individuais para cada integrante;

5.1.4 – Vencedor na categoria Profissional Fotojornalismo: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para o autor do ensaio ou reportagem e certificado;

5.1.5 – Vencedor de Comunicação Interna: R$4.000,00 (quatro mil reais) para o autor do trabalho e certificado;

5.1.6 – Produtor de conteúdo online: R$4.000,00 (quatro mil reais) para o autor da reportagem e certificado;

5.1.7 – Vencedor na categoria Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade & Propaganda): R$ 2.000,00 (dois mil reais) e certificado para o autor; e menção honrosa para o professor orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vencedor.

5.1.8 – Vencedor na categoria Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo: R$ 2.000,00 (dois mil reais).

5.1.9 – Vencedor na categoria Estudante – Mídia eletrônica (rádio, TV, fotografia, internet ou publicidade) produzida por aluno de jornalismo ou publicidade: R$ 2.000,00 (dois mil reais).

5.1.10 – A menção honrosa receberá certificado em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Parágrafo primeiro – O prêmio será pago em cheque nominal à/o autor/a do trabalho inscrito/a ou ao representante da equipe nominado/a na ficha de inscrição. A Agência da Boa Notícia se exime de responsabilidade sobre a divisão de valores entre os participantes, mas recomenda uma divisão justa, dentro do espírito de respeito e solidariedade que deve existir aos que praticam a cultura da paz.

Parágrafo segundo –A equipe ou profissional vencedor/a(es) receberá o troféu Gandhi. Cada participante de trabalhos feitos, individual ou em equipe, receberá certificados individuais.

Julgamento

6.1. A Comissão Julgadora será composta por profissionais indicados pela Agência da Boa Notícia, reconhecido/as e respeitado/as no exercício de suas atividades na área;

6.2. Os resultados do Concurso serão divulgados em14 de dezembro de 2022, quando acontecerá a cerimônia de premiação.

6.3. Em caso de empate, a Comissão Julgadora decidirá o/a vencedor/a, como também terá o direito de não dar a premiação, se considerar que não houve candidatura apresentada dentro das exigências estabelecidas por este regulamento.

6.4. Quando da análise pela comissão julgadora do TCC, além do conteúdo adequado ao tema, serão levadas em consideração a profundidade da pesquisa aplicada e a qualidade do texto.

6.5. Dentro do espírito de solidariedade e parceria que inspira o Prêmio Gandhi, a Agência da Boa Notícia recomenda que o valor do prêmio seja dividido pelos participantes da equipe envolvida na produção do trabalho premiado.

6.6. Os possíveis recursos que porventura questionem os resultados serão analisados e decididos pela Comissão Julgadora.

Outras informações

7.1 A Agência da Boa Notícia poderá utilizar as matérias vencedoras em publicações do seu interesse.

7.2 Por ocasião da inscrição, os autores das matérias e trabalhos reconhecem a legitimidade deste Regulamento, aceitando suas regras, como também reconhecem a soberania da Comissão Julgadora do Prêmio.

Fortaleza, 19 de outubro de 2022.