O objetivo do prêmio para a categoria Trabalho de Conclusão de Curso é motivar a formação de futuros profissionais comprometidos com uma comunicação mais humanista e voltada para a paz
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Isabel Rocha Filgueiras venceu a categoria TCC de 2015, pela Universidade Federal do Ceará |
Semestre letivo terminando e os autores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), que escolheram temas ligados à Cultura de Paz, com foco em ações desenvolvidas no Ceará, podem concorrer ao Prêmio Gandhi de Comunicação 2016, promovido pela Agência da Boa Notícia. O objetivo do prêmio para essa categoria é motivar a formação de futuros profissionais comprometidos com uma comunicação mais humanista e voltada para a paz na sociedade.
Na categoria TCC, serão aceitos os trabalhos já defendidos e aprovados por banca da Instituição de Ensino Superior (IES), relativo aos períodos letivos de 2015.2 e 2016.1. O vencedor ganhará R$ 3 mil. Nesta edição, o Prêmio Gandhi de Comunicação também vai conceder uma menção honrosa para o professor orientador do TCC vencedor, por estimular o processo de produção acadêmica voltada para a cultura de paz. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro de 2016. Confira o regulamento.
Desde a inclusão da categoria Trabalho de Conclusão de Curso no Prêmio Gandhi, em 2011, já foram reconhecidos cinco trabalhos. Confira, abaixo, infográfico com todos os vencedores.
Repercussões
Em cinco edições, os trabalhos vencedores repercutiram em outros meios de comunicação, multiplicando e ampliando a discussão dos temas que foram abordados na pesquisa acadêmica. Considerado o melhor TCC de 2015, o “Com lenço, sem documento: Recortes da diáspora síria em três continentes”, da Isabel Rocha Filgueiras, então estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), resultou também em um caderno especial no jornal O Povo, titulado de “Os Refugiados – a nova diáspora”. O suplemento levou o leitor a uma viagem pela Ásia, Europa e América do Sul. A jornada mostrou a trajetória de refugiados que saíram de uma mesma origem – a Síria – para diferentes destinos e descobrir como a guerra afetou a vida deles.
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Bárbara e Aline na defesa do trabalho Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino |
Unindo jornalismo e literatura para contar as histórias de quatro internas da única penitenciária feminina do Ceará, as jornalistas cearenses Aline Moura e Bárbara Almeida venceram a categoria, em 2014, com o livro-reportagem “Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa”, pela UFC. Além do Gandhi, a produção ganhou diversos prêmios. As autoras, através de financiamento coletivo e campanha nas redes sociais, conseguiram também a publicação do livro, em 2015.
Leia também: Vencedoras do Prêmio Gandhi 2014-TCC lançam livro-reportagem
Sobre o prêmio
Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a Cultura de Paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado do Ceará. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.
Em 2016, o prêmio distribuirá um total de R$ 48 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais, R$ 3 mil para os ganhadores nas três categorias estudantis e R$ 3 mil para o melhor trabalho de produção de conteúdo on line.
Os vencedores dessa edição serão revelados no dia 9 novembro, durante a realização do fórum anual da Agência da Boa Notícia, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.
Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.
Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.
Confira aqui o regulamento completo.
Baixe aqui a ficha de inscrição
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