Profissionais e estudantes das áreas de Jornalismo e Publicidade, que colaboram para promover a Cultura de Paz pela Comunicação, já podem inscrever trabalhos para o Prêmio Gandhi de Comunicação 2014, promovido pela Agência da Boa Notícia. Nesta sétima edição, dez categorias dividirão um prêmio total de R$ 48 mil. No tema central do concurso – “Cultura de Paz” – inserem-se todas as iniciativas indutoras do desenvolvimento humano, como instrumento da harmonia social, nas mais diversas dimensões: educação, saúde, meio ambiente, esporte, economia, cultura, espiritualidade, segurança pública, direito e tecnologia, dentre outras. Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 1º de julho de 2013 a 1º de julho de 2014. O período de inscrições vai de 1º  de março de 2014 a 29 de agosto de 2014.


O Regulamento define assim as categorias e respectivas premiações:

 


  • Profissional – com premiação de R$ 6.000,00 para o vencedor em cada uma das categorias: Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária); Jornalismo para Internet.

  • Estudante – com premiação de R$ 3.000,00 para o vencedor de cada uma das categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2013.2 a 2014.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IESs); e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.


 

A inscrição poderá ser presencial na sede da ABN (Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307 – Aldeota – CEP 60170-002 – Fortaleza – Ceará) ou via Correios. Os trabalhos de participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados deverão ser enviados com data de postagem até o último dia de inscrição. É importante que na data da postagem, o candidato envie de cópia em PDF do Aviso de Recebimento (AR), emitido pelos Correios, bem como da ficha de inscrição para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br. O atendimento aos candidatos é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Prêmio consolidado


O Presidente da Agência da Boa Notícia, Francisco Souto Paulino, afirma que o Prêmio está sedimentado. “Temos uma visão bem nítida de que tanto o Ceará como outros estados avaliam o nosso concurso como um dos melhores do gênero. E isso também aumenta a nossa responsabilidade em aprimorar, cada vez mais, o desenvolvimento do Prêmio”. Ele observa: “a cada ano, as inovações tecnológicas nos chama para esse aperfeiçoamento. No último concurso, em 2013, fizemos a inclusão de mais uma categoria, que o foi o jornalismo para internet”, diz.


O concurso teve sua primeira edição em 2008 com apenas três categorias: Jornalismo, Publicidade e Estudante Universitário. Em 2009, a diretoria da ABN segmentou mais o concurso, ampliando as categorias para sete, número mantido em 2010.  Em 2011, passou a ter nove categorias, com a novidade de premiar também Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), contemplando a área acadêmica. Em 2013, a novidade foi mencionada inclusão da categoria Jornalismo para a Internet.


A avaliação que a Diretoria da ABN faz, segundo o jornalista e professor Souto Paulino, é que a cada edição é aperfeiçoada a performance do concurso. “Até mesmo porque os profissionais e estudantes de comunicação estão contribuindo para que bons trabalhos sejam apresentados como proposta para concorrer ao Prêmio Gandhi de Comunicação”.

 

Para a sétima edição do concurso, as expectivas são as melhores. “Queremos crer que, a exemplo dos anos anteriores, vamos ter mais quantidade de trabalhos, o que significa mais possibilidade da população ter acesso a matérias para analisar a questão da paz na comunicação”, diz.


 REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO – 2014:

 
Justificativa


O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não-Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz, através da Comunicação. Com o Prêmio Gandhi, a Agência da Boa Notícia objetiva fortalecer a relação com os profissionais e estudantes de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade & Propaganda –, destacar os trabalhos que mais contribuem para a Cultura de Paz e despertar a atenção da sociedade para a importância do tema.

1. Tema

Os trabalhos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda deverão enfocar a temática da Cultura de Paz, divulgando ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social.

2. Participação

Poderão inscrever-se jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Comunicação Social, com atuação no Estado do Ceará ou em outros Estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Estado do Ceará. Os jornalistas profissionais precisam ter formação de nível superior em Jornalismo e registro no Ministério do Trabalho; os publicitários devem apresentar registro na sua instituição representativa e/ou empresa onde atuam; os estudantes dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda) devem estar regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), e os graduados em Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade) devem comprovar sua formação com o certificado de graduação emitido pela IES.

3. Categorias

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2014 abrange dez categorias, sendo seis voltadas para profissionais – jornalistas e publicitários – e quatro para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda)


3.1 – Profissional Jornalismo Impresso

3.2 – Profissional Telejornalismo

3.3 – Profissional Radiojornalismo

3.4 – Profissional Fotojornalismo

3.5 – Profissional Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária)

3.6 – Profissional Jornalismo para Internet

3.7 – Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2013.2 a 2014.1;

3.8 – Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs;

3.9 – Estudante – Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs.

3.10 – Estudante – Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.

4. Inscrições

Podem ser inscritos trabalhos veiculados em qualquer cidade do território brasileiro, contanto que a reportagem ou série de reportagens – de TV, rádio ou jornal impresso –, anúncio, foto, ensaio, peça ou campanha publicitária de profissionais ou estudantes citados no item 2, tenham sido produzidos sobre ações ocorridas no Estado do Ceará, dentro do tema proposto no item 1 deste Regulamento. Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 1º de julho de 2013 a 1º de julho de 2014. O período de inscrições será de 1º  de março de 2014 a 29 de agosto de 2014. Os trabalhos de participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados deverão ser enviados pelos Correios para a sede da Agência da Boa Notícia, com data de postagem até o último dia de inscrição. Na data da postagem, o candidato deve enviar cópia em PDF do Aviso de Recebimento (AR), emitido pelos Correios, bem como da ficha de inscrição para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade – www.boanoticia.org.br e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307 – Aldeota – CEP 60170-002 – Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.


4.1. Cada participante poderá concorrer com até 03 (três) trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

4.2. Jornalismo Impresso: A inscrição será feita mediante entrega de 05 (cinco) exemplares originais da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia dos veículos;

4.3. Telejornalismo: A inscrição será feita mediante apresentação de 05 (cinco) cópias em DVD da matéria exibida, com a chamada do apresentador, com suas respectivas transcrições impressas, também em 05 (cinco vias). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.

4.4. Radiojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de 05 (cinco) exemplares originais da reportagem em CD, com suas respectivas transcrições impressas, também em 05 (cinco) vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.

 4.5. Fotojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de 01 (um) exemplar de cada foto ou ensaio, em papel fotográfico no tamanho 15×21, bem como cinco cópias do jornal, revista ou outra publicação impressa, onde foi veiculada a fotografia, com a comprovação da autoria do trabalho.

Parágrafo primeiro – Podem ser inscritas fotografias que tenham sido publicadas em reportagens que concorram ao prêmio de Jornalismo Impresso.

4.6. Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária): A inscrição será feita mediante entrega de 01 (um) exemplar original e 05 (cinco) cópias das peças concorrentes, identificando o meio no qual foi publicizado, data e local da veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor da agência de propaganda, confirmando seus autores (diretor de criação, atendimento e cliente). No caso de outdoors o candidato deve apresentar a arte final da peça e o documento comprovando sua veiculação.

4.7. Jornalismo para Internet – A inscrição será feita mediante a entrega de 05 (cinco) cópias impressas da matéria veiculada onde possam ser identificados: autor, veículo e data de veiculação, além de link para o endereço eletrônico na Internet; declaração do jornalista responsável pela publicação, comprovando a data da veiculação e CD contendo arquivo com a versão off line da reportagem (html).

4.8. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social já defendido e aprovado por uma banca da IES: A inscrição será feita mediante entrega de 05 (cinco) cópias do trabalho concorrente, acompanhadas de uma declaração do professor orientador.

4.9. Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de 05 (cinco) exemplares originais do trabalho concorrente, publicado em veículo-laboratório (jornal ou revista). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e os nomes do seu(s) autor (es);

4.10. Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de 05 (cinco) exemplares originais do trabalho concorrente (CD ou DVD), publicado em veículo-laboratório (emissora de televisão universitária, rádio universitária, agência de notícias ou site). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor(es);

4.10. Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda: A inscrição será feita mediante entrega de 01 (um) exemplar original e 05 (cinco) cópias do trabalho concorrente, em apresentação impressa, CD ou DVD, conforme a veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor(es);

Parágrafo Primeiro: No ato da inscrição, os candidatos jornalistas profissionais deverão apresentar cópia da página da Carteira do Ministério do Trabalho onde consta o número do seu registro profissional. Os candidatos profissionais de Publicidade e Propaganda devem apresentar comprovação de filiação a sua instituição representativa. Os estudantes deverão apresentar cópia de comprovante com o número de matrícula na sua IES.

Parágrafo Segundo: No caso de trabalhos em grupo, no ato da inscrição os concorrentes devem declarar todos os nomes dos profissionais ou estudantes realizadores da matéria, indicando um deles como representante oficial da equipe.

Parágrafo Terceiro: Dentro do espírito de solidariedade e parceria que inspira o Prêmio Gandhi, a Agência da Boa Notícia recomenda que o valor do prêmio seja dividido pelos participantes da equipe envolvida na produção do trabalho premiado.

Parágrafo Quarto: Quando da análise pela comissão julgadora do TCC, além do conteúdo, será levada em consideração a profundidade da pesquisa aplicada.

5. Premiação

5.1. Será concedido um valor total de R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais) em prêmios, assim distribuídos:

5.1.1 – Vencedor na categoria Profissional Jornalismo Impresso: R$ 6.000,00 (seis mil reais) para a equipe premiada e certificados individuais para cada integrante;

5.1.2 – Vencedor na categoria Profissional Telejornalismo: R$ 6.000,00 (seis mil reais) para a equipe premiada e certificados individuais para cada integrante;

5.1.3 – Vencedor na categoria Profissional Radiojornalismo: R$ 6.000,00 (seis mil reais) para a equipe premiada e certificados individuais para cada integrante;

5.1.4 – Vencedor na categoria Profissional Fotojornalismo: R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o autor do ensaio ou reportagem e certificado;

5.1.5 – Vencedor na categoria Profissional Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária): R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o autor da campanha e certificado;

5.1.6 – Vencedor na categoria Profissional Jornalismo para Internet: R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o autor da reportagem e certificado;

5.1.7 – Vencedor na categoria Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade & Propaganda): R$ 3.000,00 (três mil reais) e certificado para o autor;

5.1.8 – Vencedor na categoria Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo: R$ 3.000,00 (três mil reais).

5.1.9 – Vencedor na categoria Estudante – Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo: R$ 3.000,00 (três mil reais).

5.1.10 – Vencedor na categoria Estudante – Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda: R$ 3.000,00 (três mil reais).

 Parágrafo primeiro – Cada estudante participante de trabalhos feitos em equipe receberá certificados individuais.

5.2. Em caso de empate, a Comissão Julgadora decidirá qual será o vencedor.

6. Julgamento

6.1. A Comissão Julgadora será composta por cinco membros indicados pela Diretoria da Agência da Boa Notícia;

6.2. Os resultados do Concurso serão divulgados em outubro de 2014, por ocasião de uma solenidade realizada com a finalidade de premiar os melhores trabalhos;

6.3. Os recursos serão analisados e decididos pela Comissão Julgadora.



7. Outras informações

7.1 Os trabalhos não serão devolvidos e a promotora do Prêmio poderá utilizar as matérias vencedoras em publicações locais e sites;

7.2 Por ocasião da inscrição, os autores das matérias e trabalhos reconhecem a legitimidade deste Regulamento, aceitando suas regras, como também reconhecem a soberania da Comissão Julgadora do Prêmio.

 

Fortaleza, 1º de março de 2014

Mais informações: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

 

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