O prêmio irá reconhecer as melhores peças de criação, produção e veiculação nas categorias jingle, spot, VT e campanha. Os agraciados serão conhecidos durante a Jornada Aboio de Comunicação
|
A 3ª edição do Prêmio Aboio de Comunicação prorrogou as inscrições. Profissionais de agências e estudantes universitários de comunicação podem se inscrever até o dia 15 de agosto no site www.falanortenordeste.com.br. O prêmio vai reconhecer as melhores peças de criação, produção e veiculação nas categorias jingle, spot, VT e campanha. Os agraciados serão conhecidos durante a Jornada Aboio de Comunicação, que acontecerá em pararelo ao encontro Fala Norte Nordeste 2017 entre os dias 04 e 06 de Setembro, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza.
O Prêmio destacará as melhores campanhas e peças publicitárias veiculadas no período de 01/09/2015 a 30/07/2017. A criatividade é um dos principais critérios adotados para a premiação. “Acreditamos que a criatividade é a principal ferramenta para destacar uma marca e criar oportunidades mesmo em meio à crise. Essa criatividade merece ser estimulada e premiada”, explica Carmen Lucia Dummar, presidente da Acert, organizadora do evento. Esta edição contará também com uma versão para estudantes: o Desafio Aboio, uma competição em que os estudantes poderão criar uma campanha para uma das empresas patrocinadoras do evento, tudo sob a orientação de um diretor de criação do mercado. Os autores da melhor campanha ganharão um prêmio para colocar no portfólio.
Fala Norte Nordeste 2017
Considerado um dos maiores congressos de radiodifusão do país, o Fala Norte/Nordeste 2017 traz a Fortaleza (CE) uma programação repleta de palestras, painéis, debates, workshops, além de uma feira de negócios e a Jornada Aboio de Comunicação. Promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), com apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e associações de radiodifusão estaduais, o evento incluirá a região Norte pela primeira vez, com o objetivo de compartilhar oportunidades e benefícios comuns às regiões e que proporcionem desenvolvimento. O tema principal do encontro é “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”.
O Congresso de Radiodifusão debaterá importantes questões relativas aos novos cenários da comunicação: “O Fala N/NE pretende pensar o conteúdo e a integração das diversas plataformas de forma inteligente e criativa para obter os melhores resultados na comunicação”, explica Carmen Lúcia. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), os meios de comunicação são acessados pela população em busca de notícias e entretenimento. A internet vem conquistando mercado e impulsionando novos negócios, redes sociais, e é também uma oportunidade de ampliação e fortalecimento para os veículos tradicionais. Entre os meios de comunicação mais acessados para se informar sobre o que acontece no Brasil, 63% indicaram a TV, 26% a Internet, 7% o Rádio e 3% os Jornais. É importante observar que dos 26% que acessam a informação através da internet, grande parte se alimenta nos sites dos veículos de comunicação tradicionais, que continuam sendo referência em credibilidade.
A audiência do rádio, segundo pesquisa da Secom, ainda se dá predominantemente através dos aparelhos tradicionais (63% da população); seguido pelo celular (17%), no carro (14%), aparelhos tipo MP3 player (4%) e no computador (2%). Já uma pesquisa realizada pela consultoria de relações públicas americana Edelman, mostra que a confiança na mídia cresceu globalmente de 45%, em 2015, para 47%, em 2016. No Brasil, o dado foi de 51% para 54%. “Vale ressaltar que precisamos pensar a radiodifusão de ponta a ponta, incluindo a entrega ao público do nosso produto. Objetivamente, precisamos definir a questão da recepção do FM no celular. Daqui a pouco teremos outras tecnologias, como as caixas inteligentes, para também inserir as emissoras. Não podemos perder mais tempo, temos que chegar juntos com as novas tecnologias. Ainda mais quando a migração precisa que a faixa estendida também tenha sua fatia de audiência.”
O Fala N/NE tem apoio dos Jornais O Povo, O Estado e Diário do Nordeste, ACI, Sindatel, Sindjornais, Sindjorce, Aceji, Sindradioce, Abert, Fenaert e Associações Estaduais de Radiodifusão; planejamento e organização da Result Promoções e Eventos; Casablanca Turismo como agência oficial; e conta ainda com o patrocínio da Dibra – Dias Branco Participações, Banco do Nordeste (BNB), Governo Federal, Governo do Estado do Ceará por meio da Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza e Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Sistema Verdes Mares e Sistema Jangadeiro.
Programação:
04/09
15h às 17h – Credenciamento
20h – Solenidade de abertura
05 e 06/09
8h às 19h30 – Programação
Inscrições: primeiro lote à venda até 30 de julho, pelo site www.falanortenordeste.com.br
Serviço
Fala N/NE 2017 e Prêmio Aboio de Comunicação
Quando: 04 a 06 de setembro
Local: Fábrica de Negócios
Com informações da Assessoria de Comunicação