A cada dia que passa, a ciência descobre uma novidade a respeito dos benefícios da meditação para a nossa saúde e bem-estar. A prática regular da meditação tem se mostrado útil no combate à depressão, transtorno de déficit de atenção, síndrome do pânico, além de manter o nosso cérebro mais saudável.


Mas como podemos trazer esses benefícios para o nosso dia a dia? Não temos tempo nem para comer sentado ultimamente. Como inserir o hábito de meditar na nossa complicada rotina? Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é meditação. Existem muitas definições de muitas escolas diferentes quando essa pergunta é feita. No entendimento do terapeuta tântrico, Sangito Deva, a meditação é um estado de presença, de consciência no aqui e agora, uma espécie de propriocepção, de observação de si mesmo. “Um estado não mental no qual você se encontra no momento presente, livre das memórias do passado e das expectativas do futuro. É esse conceito que penso quando penso em meditação”, reflete Sangito.


Partindo desse princípio, acrescenta o terapeuta, você pode levar a meditação para vários momentos do seu dia. Durante o trabalho, por exemplo, se trouxer todo o seu foco e sua atenção para as tarefas que você já desempenha mecanicamente, vai notar a transformação que ocorre na sua mente ao executá-las.

Feche os olhos

Outro truque bem legal é, a qualquer momento que seja possível durante a sua rotina diária, feche os olhos e faça 20 ciclos de inspiração e expiração profundas, sem interrupções no fluxo de entrada e saída do ar. Tente focar a sua atenção exatamente no momento em que a inspiração se transforma na expiração e vice-versa.


Ao comer, experimente fechar os olhos e degustar o alimento da maneira mais lenta possível, sentindo todas as nuances, as texturas, os sabores envolvidos na sua refeição. Mais do que isso, enquanto faz a experiência, transforme-se nesse sabor.


Todas essas podem ser experiências meditativas muito significativas e intensas. Elas ajudarão a acalmar a sua mente e vão, pouco a pouco, tornar a meditação mais familiar pra você. Encontrar um grupo de pessoas que pratique alguma linha de meditação com alguma regularidade também é uma ótima pedida; a egrégora do grupo sempre nos ajuda a manter firme os objetivos.

Efeitos

Aqui no ocidente, principalmente, estamos acostumados com as soluções alopáticas, simples, rápidas – tomou um comprimido e pronto. O caminho meditativo surte muitos efeitos e pode acabar com vícios, ressignificar traumas, extinguir neuroses e transformar a sua realidade. Mas trata-se de um desenvolvimento, que deve ser feito com tranquilidade, perseverança e, mais do que tudo, prazer. Meditar faz o corpo produzir os bons hormônios, a bioquímica da alegria, da felicidade.


Com o tempo, você vai perceber mudanças cada vez menos sutis no seu comportamento. A prática meditativa faz maravilhas para a autoestima, para o desenvolvimento da compaixão, para a aceitação de si e do outro. Todos os relacionamentos humanos melhoram quando as pessoas meditam; há mais honestidade, menos jogos de poder.


“Caso não saiba por onde começar, procure um encontro de meditadores perto de você. É muito provável que esteja acontecendo pertinho da sua casa e você nem saiba! As pessoas estão descobrindo o poder da meditação e espalhando essa ideia. Contagie-se você também!”, orienta Sangito Deva.

Com informações de Sangito Deva. Terapeuta Tântrico do Centro Metamorfose. Trabalha com grupos terapêuticos e com atendimentos individuais. Utiliza a meditação como instrumento terapêutico.

Saiba mais
http://devasangito.com/
http://www.centrometamorfose.com.br/terapeutas/id:sangito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here