O Jornal O Estado completou78 anos. Quanto tempo de vida! Mas o que faz um jornal viver tanto, especialmente, em um País aonde a leitura não é um dos grandes prazeres? Tenho enes respostas: dedicação, profissionalismo, qualidade, imparcialidade e transparência. Todas as respostas estão corretas, mas não posso deixar de acrescentar o essencial… a paixão.


Uma vez, escutei nosso superintendente, Ricardo Palhano, afirmar que a paixão é o algo mais para quem faz jornalismo, sem ela, ele [o jornalismo] não sobreviveria. Não tenho como duvidar dele, veja o exemplo de Assis Chateubriand, a paixão, o levou aos Diários Associados.


Voltando ao nosso O Estado, destaco que não é para qualquer veículo de comunicação comemorar o septuagésimo oitavo aniversário, “independente como você”. É este um dos motes que alimenta a história e a equipe do periódico que mais cresce no Ceará.


Essa capacidade de ser livre do jornal dos Palhanos, permitiu a criação do Caderno O Estado Verde (OeV) há sete anos, quando, para a maioria da imprensa local, o assunto meio ambiente era abordado apenasde modo factual. Uma iniciativa pioneira e corajosa, porque além de informar, posiciona-se no sentido de contribuir para uma mudança de atitude da sociedade local, em relação à sustentabilidade.


O aniversário é d’O Estado, mas o presente é meu. Estou à frente da editoria do OeV, caderno que vai além do que se convencionou chamar de Jornalismo Ambiental. O suplemento semanal reflete a ação de Responsabilidade Socioambiental da Rede Independente de Jornais– razão social do jornal – que sensível à estagnação do atual modelo de desenvolvimento e aos impactos do mesmo sobre a sociedade como um todo, percebeu que um veículo de comunicação, também pode ser um veículo de educação, cidadania e incentivo às mudanças de hábitos.


Enquanto as cabeças das grandes empresas de comunicação não têm muita ideia, para não dizer, a mais remota ideia do que trata o tema sustentabilidade, os dirigentes do O Estado vislumbraram a importância da questão e enxergaram, no caderno, uma oportunidade e estratégia inovadora de fazer comunicação, mesmo que ainda desagradasse a interesses políticos e econômicos contrários à sustentabilidade.


Sim, mas o aniversário é do Estado “azul” e eu, aqui, falando do verde. Acho que por não encontrar as palavras que considero as mais adequadas para descrever, ou que reflitam meu sentimento de gratidão e de alegria por fazer parte deste jornal que hoje chega aos 78 anos, porque renasce todo dia.


Parabéns, felicidades e muitos e muitos mais anos de notícias.


Tarcilia Rego – gestora e educadora ambiental. Editora do caderno O Estado Verde, suplemento semanal do jornal O Estado.


* Artigo publicado no jornal O Estado e reproduzido neste site com autorização da autora

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here