Foram 13 anos de espera. A obra começou em 24/8/1999.  Deslanchou em 2007 quando o governador Cid Gomes conseguiu incluí-la no PAC. Irmanados, governos federal e estadual colocaram os trens nos trilhos. Assim, o 15/6/2012 marca uma nova era no setor de transportes de massa em Fortaleza: a inauguração oficial do primeiro trecho da Linha Sul do Metrô, com trens interligando Parangaba à Estação Carlito Benevides (Vila das Flores) em Pacatuba, na “operação assistida”. A princípio transportará passageiros gratuitamente, passando em 12 estações, possibilitando a população criar uma mentalidade metroviária e a zelar pela conservação do equipamento. São trens  confiáveis,  confortáveis,  com ar refrigerado.

Atrativos, ao passarem, recebem alegres acenos de pessoas, como presenciei sábado, dia 2, quando integrei o grupo de 200 internautas na primeira viagem do trem, incluindo parte do trecho em túnel. A visita, organizada pela Casa Civil, teve iniciou na subterrânea Estação São Benedito e desfez o malicioso boato de  que  “o metrô não cabe no túnel”…  O fato é que o Trem Unidade Elétrica (TUE), construído na Itália, está  sim transitando normalmente  no túnel e na superfície. Eu o vi na subterrânea Estação Benfica.

Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro de Fortaleza. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. A Linha Sul terá  20 TUEs que formarão dez composições de 80 metros. No itinerário as 4 primeiras Estações são subterrâneas: a Central Chico da Silva (no começo da Rua Padre Mororó – próximo ao Cemitério São João Batista), a José de Alencar, a São Benedito e a do Benfica. A quase totalidade das demais Estações são de superfície: Padre Cícero, Porangabussu, Couto Fernandes, Juscelino Kubitschek (Bar Avião) – esta e a seguinte, Parangaba, são elevadas -, Vila Pery, Manuel Sátiro, Mondubim, Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Rachel de Queiroz, Virgílio Távora, Maracanaú, Jereissati, Carlito Benevides (Vila das Flores) em Pacatuba terminando no Centro de Manutenção. No início de 2013 deverá funcionar plenamente, das 4 da manhã às 11 da noite.

Méritos para o governador Cid Gomes que também viabilizou a Linha Oeste – Fortaleza/Caucaia – com 6 Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs), movidos a diesel. Pena que os vândalos já quebraram os vidros das janelas, jogando pedras. O governo também constrói o Ramal Parangaba – Mucuripe, grande obra estruturante para a Copa de 2014, operado com VLTs. Terá 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. E mais: vem aí o Metrô da Linha Leste, todo subterrâneo, passando pela Cidade 2000, ligando a Central Chico da Silva ao Fórum. A Estação João Felipe, desativada, vira centro cultural. Uma beleza!

Paulo Tadeu é jornalista – paulotadeus@gmail.com

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