Sábado (3), das 8h às 11h30min, a Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, vai sediar uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Asma. A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT). Médicos pneumologistas especialistas em asma, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e estudantes de medicina da Liga do Pulmão vão orientar o público sobre essa doença do sistema respiratório. O evento marca também o lançamento da segunda etapa do Programa de Atenção Integral à Criança e Adulto Asmático de Fortaleza (Proaica), realizado pela SMS.


Entre os serviços a serem oferecidos à população, em especial quem faz tratamento de asma,  está a medida do sopro (pico de fluxo expiratório), que indica a existência e a gravidade da asma. Os profissionais de saúde também vão esclarecer sobre o controle e autocontrole das crises.


No Brasil, a asma é uma doença considerada de elevada prevalência, atingindo mais de 10% da população em geral e 20% das crianças. A Região Nordeste destaca-se como a de mais elevada mortalidade, daí a importância da atenção aos asmáticos, já que a doença é completamente controlável.


Com informações da assessoria de comunicação da SMS. Contato: 85 3452 6609

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here