A Associação O Pequeno Nazareno, organização não governamental sem fins lucrativos, especializada no trabalho com de crianças e adolescentes em situação de moradias nas ruas e suas famílias, com atendimento em Fortaleza e Recife, é a única ONG brasileira a concorrer no Prêmio Alemão de Solidariedade. Para dar a dimensão do concurso, cerca de 1500 organizações foram inscritas, das quais apenas 15 foram finalistas, entre essas O Pequeno Nazareno. Para ajudar a ONG cearense, você pode entrar na página www.opequenonazareno.org.br e participar da votação (abaixo o passo a passo para votar). O prêmio para o vencedor é de € 10.000,00 (dez mil euros).


A votação segue até o dia 30 de outubro. O vencedor será a ONG que obtiver mais votos. O diretor do O Pequeno Nazareno, Adriano Ribeiro, pede que todos participem votando e lembra que a disputa está bem acirrada, com leve vantagem para a associação cearense. Contudo, as demais concorrentes são iniciativas bem conhecidas na Alemanha. Então cada voto será importante para a ONG. O prêmio alemão leva em consideração o engajamento social das ONGs inscritas.


A Associação O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993 por um frade franciscano alemão. Bernardo Rosemeyer chegou a Fortaleza e foi morar em um convento no Otávio Bonfim. Segundo Adriano Ribeiro, o frade não conseguia compreender como tantas crianças moravam nas ruas da cidade.

“O primeiro trabalho do Bernardo e de outros frades foi visitar praças e ruas de Fortaleza para entender os motivos pelos quais as crianças saíam de suas casas. Inicialmente, eles a levavam de volta para suas casas, no entanto, dias depois elas voltavam para as ruas”, lembra Ribeiro.

Abrigo

Neste contexto, o frade alemão fez uma opção. Como não poderia levar as crianças para morar no convento, decidiu levar a ONG para um sítio em Maranguape. Um lugar onde as crianças pudessem ficar abrigadas, ter acompanhamento educacional, psicológico e fortalecimento dos laços familiares.


Ribeiro conta que primeiro é preciso entender como se trabalha a educação social de rua. As crianças são convidadas a morar no sítio, mas precisam aceitar o convite. Em seguida, elas são encaminhadas pelo Juizado da Infância. Contudo, elas precisam concordar com a disciplina da ONG.


A criança deve concordar com os termos da associação. Aqui elas serão receberão educação, acompanhamento psicológico, praticarão esportes e serão estimuladas a fortalecer os laços com a família. A gente precisa reforçar o ambiente familiar. A centralidade desse trabalho é a família. O sítio é um lugar temporário, para que a criança não more na rua, mas nosso foco é fazer a reintegração da criança no seu núcleo familiar|”, explica Ribeiro.

Atualmente, O Pequeno Nazareno abriga 30 crianças. Além disso, conta com 80 adolescentes no programa dos jovens aprendizes, onde são capacitadas e começam a ser inseridos no mercado de trabalho. O trabalho abrange, ainda, o atendimento as famílias. Contabilizando tudo, diz o diretor da ONG, cerca de 600 pessoas são atendidas.

PASSO A PASSO PARA VOTAÇÃO

Acesse  www.opequenonazareno.org.br

 


1) Na home vai aparecer esse banner


2) Você clica e será redirecionado para essa página. Clique onde a seta está apontando. A votação começa a partir daí.


3) Agora digite um email válido e clique em Abstimmen


4) A votação está quase no fim. Acesse o email e valide seu voto, clicando no link que o site Deutscher Engagementpreis enviará para você. Agora sim! Você votou e ajudou O Pequeno Nazareno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here