Há quase dois meses, uma catástrofe atingiu as ilhas centrais das Filipinas, deixando milhares de pessoas desabrigadas. O tufão Haiyan, o mais forte em duas décadas do país, Haiyan registrou ventos de 315 quilômetros  por hora. A falta de abrigo continua sendo crítica para os atingidos pelo Haiyan. Em resposta a isso, a Ong CARE Internacional continua seus esforços de socorro para auxiliar a população a superar um dos piores tufões da história.


Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), as fontes de renda de 5,6 milhões de pessoas foram destruídas, perdidas ou interrompidas por causa do tufão. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Tufão Haiyan também destruiu um terço da área de colheita de arroz das Filipinas.


No contexto do caos instalado pelo tufão, a CARE, que também opera no Brasil, tem distribuído materiais para a construção e manutenção de abrigos, incluindo pregos, martelos, pás, mangueiras e serras para mais de 14 mil pessoas. Além disso, são oferecidos metal laminado e madeira, elementos essenciais para a reconstrução das moradias. O time de emergência da CARE também está providenciando alimentos como arroz, feijão, peixe, carne enlatada, óleo, açúcar e sal para mais de 38 mil pessoas nas ilhas de Leyte e Panay.


Conforme a ong, conseguir um abrigo continua sendo a tarefa mais urgente. Os moradores precisam reconstruir suas casas e os materiais de abrigo nos mercados locais estão escassos e em alguns estabelecimentos os preços chegam a dobrar. “O caminho para recuperação dessas famílias afetadas do Tufão Haiyan será longo”, diz Lex Kassenber, Diretor da CARE nas Filipinas. “Além do foco imediato em providenciar urgentemente materiais e alimentos para abrigos, a CARE está trabalhando com autoridades locais para programar planos que irão ajudar as pessoas a retornar a trabalhar assim que possível. Isso será crucial para que a economia local seja retomada e para ajudar as pessoas a se reerguerem”, completa.

Arrecadação

A CARE Internacional pretende arrecadar US$20 milhões para auxiliar 200 mil pessoas em algumas das regiões mais devastadas. Até o momento, US$13,4 milhões já foram arrecadados ao redor do mundo. Esses fundos oferecem assistência de emergência para as pessoas afetadas pelo desastre nas Filipinas, como também suporte para que elas possam se reerguer ao longo dos próximos anos. A instituição lançou, aqui no Brasil, uma campanha para captação de recursos para as Filipinas por meio do site e redes sociais da instituição. Saiba mais em https://doare.org/organizacao/care-brasil/campanha/41/tufao-haiwan-atinge-as-filipinas.


A CARE atua nas Filipinas desde 1949, proporcionando alívio de emergência em casos de catástrofes e ajudando comunidades a se prepararem para situações catastróficas. Operações recentes da CARE nas Filipinas envolveram o tufão Bopha em 2012 e o tufão Ketsana em 2009.


No Brasil, a instituição atua desde 2001. A CARE Brasil tem a missão de desenvolver comunidades empobrecidas do País, potencializando sua experiência, a diversidade local e os recursos existentes. Atua com foco no desenvolvimento territorial situando-se como agente catalisador de processos de transformação social em que as comunidades e indivíduos sejam protagonistas na busca de soluções duradouras para o combate à pobreza. Possui três eixos estratégicos de atuação: Educação para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Cadeias de Valor e Ajuda Humanitária e Redução de Risco de Desastres.


Atualmente, opera em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Goiás). Em 12 anos, a entidade já apoiou mais de 100 mil pessoas no Brasil. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.


Com informações da CARE Brasil

*Crédito da foto: Site da CARE Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here