Como será a vida de quem não baseia suas atividades nos ponteiros do relógio? Foi a partir desse pensamento que a psicóloga e pesquisadora Dauana Vale, 33, desenvolveu o documentário “O Tempo Inhamuns”, rodado em 2013. O projeto comprova como a rotina imposta pelos padrões sociais e horários depende da realidade e localização do indivíduo.


A obra, que será lançada na Livraria Cultura, nesta quinta-feira (29), às 19 horas, para convidados e apreciadores de uma boa leitura, editada pelas Edições Demócrito Rocha, traz com ela a singularidade do sertão: o tempo.


A intenção do projeto é demonstrar que existem diversas maneiras de lidar com as temporalidades cotidianas que não somente aquelas sugeridas pelo modo de viver nos centros urbanos contemporâneos. Esse pensamento permanece forte em cada entrevista que é apresentada, introduzindo personagens com estilo de vida simples e sustento advindo, muitas vezes, de trabalhos manuais e da natureza.


O meio natural, inclusive, mostra-se um elemento importante para a vida na zona rural dos Inhamuns. Caça, pesca e criação de animais são as principais atividades dos moradores da região. Diferente da correria presente às grandes cidades, os entrevistados comprovam a autodeterminação de horários, com o sol e as paisagens substituindo marcadores de tempo, tais como relógios e calendários. Dessa forma, a impressão é sempre de que o tempo passa depressa e de forma despercebida.

Sobre a pesquisadora

Dauana é formada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é membro do laboratório de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre (Otium). Natural de Tauá, suas pesquisas se direcionaram, desde 2012, à região dos Inhamuns, sertão cearense, onde o curta documentário de aproximadamente 22min foi gravado.


A pesquisa realizada por Dauana Vale serve como análise crítica da heterogeneidade de sociedades, “em um tempo que a uniformidade de existência é pregada pelo atual modelo econômico mundial, eis que encontremos discernimento para não somente reconhecer a diversidade de povos, como principalmente, respeitar e aprender com suas crenças e estilos”, afirma a diretora do projeto que também aponta para “a maneira como lidamos com o tempo está diretamente ligada a nossa cultura, aos nossos hábitos corriqueiros e então, para cada tipo de gente, um tempo, uma história.”

Serviço

Lançamento do livro “O Tempo Inhamuns”

Local: Livraria Cultura

Data: 29 de Outubro

Horário: 19 horas

Entrada gratuita

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here