“Era uma vez, há muito tempo, em um reino sem encanto, um palácio recendendo a mofo por onde circulavam um conde odiado, uma princesa carola, criados mudos, conspiradores baratos e, é claro, um jovem príncipe louco – todos tramando sob as barbas de um imperador que, embora não vestisse roupas novas, ia ficando cada vez mais desnudo aos olhos da Corte.


Sim, você está diante de um conto de fadas – só que às avessas. Primeiro, porque não aumenta nem um ponto – conta como as coisas foram. Depois, porque se passa em um mundo real. Real até demais: comezinho, limitado, medíocre – e, ainda assim, ou por isso mesmo, espantosamente próximo. Se você, de início, ficar com a impressão de que a trama se desenrola no Reino de Tão, Tão Distante, é só porque a história do Brasil, embora tão perto, ainda se mantém tão longe de nós.


Este livro traça um rico painel das últimas décadas do século XIX, no Brasil. A escritora e historiadora Mary Del Priore expõe a intimidade da família imperial brasileira – consumida por intrigas, traições e uma profunda melancolia -, ao nos revelar um personagem fascinante e trágico. Um príncipe desencantado.


Se a torre de marfim do academicismo não for lenda, Mary Del Priore funciona então como Rapunzel, jogando não as tranças, mas as tramas, de uma narrativa vivaz, que varre para longe aquele amontoado insípido de datas vazias e nomes solenes e arranca as cortinas do palco para nos fazer entender como é que este país deu no que deu…” – Eduardo Bueno. (Sinopse: Livraria Saraiva)

O príncipe maldito

Autor: Mary Del Priore

Páginas: 296

Editora: Objetiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here