A Organização Internacional Nova Acrópole  vai comemorar o Dia da Arte, em 29 de março, com programação gratuita em todo o Brasil, tendo como tema “A arte como ponte entre a natureza e o homem”   Em Fortaleza, o evento acontecerá  das 17h às 21h, na sede da entidade situada  na Rua Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres.

 

O Dia da Arte foi instituído pela Nova Acrópole para celebrar e relembrar os valores da arte clássica. De acordo com a Profª Juliana Limeira, coordenadora nacional do evento, a arte sempre teve uma função pedagógica de fazer o homem se relacionar com a beleza. “Ao ver algo belo, o ser humano se inspira e se organiza internamente. Os pintores renascentistas por exemplo, tinham toda uma preocupação em imprimir em suas obras, a busca pela beleza e gerar no expectador uma experiência de contemplação mais profunda. Por isso, incorporavam proporções áureas e símbolos vários para ajudar nesta jornada”, explica.


A diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar, afirma que “o ser humano necessita da arte”. Ela esclarece que, nas culturas clássicas, a arte era vista como ponte do homem para ele mesmo e a natureza como foco de contemplação. Na Índia, por exemplo, as dançarinas Devadasi faziam do seu ofício, uma espécie de sacerdócio. Sua missão era levar a plateia a um tipo de êxtase que só poderia ser logrado se elas também assim estivessem. A arte também nasce, espontânea, em muitos lugares diferentes. Numa caixa de sapato, faz música, com algumas palavras faz um verso, movimenta-se e faz dança.

Programação:


Exposição “Em busca da beleza” – Obras em desenho e pintura de autoria da artista plástica Juliana Limeira. A abertura no dia 29 de março e ficará aberta a visitação de segunda a quinta, das 19h às 22h, até o dia 18 de abril;

Audição da 6ª Sinfonia de Beethoven – O Prof. Leandro Botelho coordenará audição musical da 6ª Sinfonia de Beethoven, também conhecida de Sinfonia Pastoral. Dividida em cinco andamentos, tem por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes rurais. É uma das mais conhecidas obras da fase romântica de Beethoven. Às 17h30.

Palestra – “A Arte como Ponte entre a Natureza e o Homem” – A Profª. Kelly Aguiar, diretora da Nova Acrópole, será a palestrante. Às 19h30.

 

O Dia da Arte é uma promoção da Nova Acrópole com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e apoio cultural da Arx Eventos, Fundação Beto Studart e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.


Mais informações: Nova Acrópole Fortaleza – (fones:  85 3257 2777 / 8833 3217 / 8724 2435) / facebook.com/nafortaleza / www.acropole.org.br / Ilustração: Reprodução da obra “Primavera”, de Botticelli.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here