No dia 7 de abril quem está na pauta é o jornalista. A data marca o Dia Nacional do Jornalista, instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, a data foi atribuída ao “Dia do Jornalista”.


Para celebrar a ocasião, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou uma saudação em homenagem aos profissionais, onde lembrou às agressões sofridas por jornalistas e destacou a importância da luta em favor da democracia na comunicação brasileira. Confira, abaixo, a nota na íntegra.


“Nós, reunidos no 36° Congresso Nacional dos Jornalistas, saudamos a partir de Maceió, Alagoas, toda a categoria pelo dia 7 de abril, Dia Nacional do Jornalista.


A data é celebrada em um período especialmente conturbado para a profissão. Constatamos a falta de compromisso do governo brasileiro que chega ao final de mais um mandato apostando na aliança com o setor de telecomunicações e abrindo mão de implementar políticas públicas a partir de propostas construídas no processo democrático da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Assistimos a perigosa, porém crescente, fragilização do papel da mediação, valor tão caro à democracia moderna, como um processo de retrocesso político no país.


Testemunhamos as agressões à jornalistas evoluírem até seu ponto máximo no assassinato do repórter cinematográfico da TV Bandeirantes Santiago Andrade. Mas a cada golpe contra os jornalistas, o jornalismo e a democracia na comunicação no país, nossa resposta tem sido a luta.


Apontamos para a unidade da categoria na luta contra a violência, por melhores condições de trabalho, por mais regulamentação profissional e pelo aprofundamento dos valores democráticos na sociedade brasileira, como a principal forma de transformar essa realidade.


Por fim, convocamos todos os colegas que ainda não se somaram aos quadros da organização sindical da categoria a aproveitarem o Dia Nacional do Jornalista para fazê-lo.


Viva o Dia Nacional dos Jornalistas Brasileiros!”


Com informações da Fenaj

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here