Tanto no fracasso quanto no sucesso há um ensinamento, um crescimento, uma expansão fruto de experiência.  O fracasso pode ensinar mais do que o sucesso.  Paulo de Tarso após uma queda, iniciou seu processo de iluminação e se tornou São Paulo. No entanto isto é algo que as pessoas não querem escutar.   O que mais se vende são promessas de uma vida com facilidades de todas as cores, trazidas na bandeja.  Deitado na rede ou dentro da piscina, dificuldades pra que te quero?   Quando o corpo consegue estar satisfeito de prazeres e mimos, a alma adormece.  Quantos, similar a Branca de Neve, morderam a maça gostosa das sensações e estão adormecidos e esquecidos do propósito da existência. É fácil cair nos apelos do conforto e do gostoso.


O  conforto pode se constituir  o ópio da alma. É mais difícil aprender no conforto do que na carência. O império romano iniciou a derrocada após a invenção das termas cujas águas mornas amoleceram a  capacidade de conquistas.  Segundo Marx Heindel, do  ponto de vista da alma, a felicidade e o ambiente confortável são, de modo geral, circunstâncias desfavoráveis.  O mimado cãozinho de luxo está sujeito a enfermidades que o cão sem casa e sem dono não conhece. A vida do segundo é muito dura, porém obtém experiências que o mantém alerta e cheio de recursos. Sua vida é rica em experiências e recolhe uma grande colheita, enquanto o cão mimado perde seu tempo numa espandosa monotonia.      


Com o ser humano acontece algo semelhante.  Será muito duro lutar com a pobreza e com a fome, porém do ponto de vista da alma, é infinitamente preferível a uma vida de grande luxo. Quando a fortuna é um meio para pensar filantropicamente, para ajudar os demais homens e aperfeiçoar-se, pode constituir uma grande bênção para o seu possuidor. Mas quando é utilizada com propósitos individualistas e opressivos não pode ser considerada senão como terrível desgraça já que nos afastam de um  propósito da vida.


O sucesso e o fracasso encontraram-se juntos e dentro de todas as  experiências humanas.  Rindo ou chorando, se a aprendizado foi extraído, a pessoa é exitosa.   Dizem os sábios da Alexandria que quando os deuses querem testar o caráter de um homem, realizam todos os seus desejos.  O ego satisfeito pode levar o homem a se esquecer do propósito maior da sua existência.   E este é o verdadeiro fracasso.


O grande desafio  é diferenciar o conceito de “sucesso” e “êxito”. Enquanto o primeiro se refere a posses, poder e fama, o segundo está na dimensão de missão. Pode-se ter sucesso sem necessariamente ser exitoso. As delícias os afastaram de si.  É preferível a dor que liberta do que o prazer que aprisiona. Para Buda, a dor é veículo de expansão na consciência e é necessária, porém o sofrimento é opcional.  Ele se refere ao sofrimento, o drama do ego, cuja medida do ter não tem fim.


Em um âmbito maior, para o processo evolutivo, não importa muito conseguir, do ponto de vista existencial, sucesso ou fracasso e sim, qual  o aprendizado no riso e no choro, na carência ou opulência.

 

Claro que é muito mais gostoso uma vida despreocupada, com abundância de recursos materiais, afinal a burguesia tem seus encantos.   Todo mundo quer ser global e edicetara e tal. Dureza prá que se é possível adquirir bens e desfrutar de prazeres?   Mas sair da mediocridade é optar pelo certo ao invés do gostoso, pelo sucesso ao invés do êxito.

   

Para ir na direção certa, antes de aprender as técnicas de como alcançar objetivos, saiba escolher o objetivo, pois o Rei Salomão com toda a sua força e riqueza, pedia “apenas” sabedoria e um coração que escuta. E você, qual o seu pedido?  Sucesso ou aprendizado?


* Magui Guimarães é master em Coach & Neurolinguística – magui@maguiguimaraes.com.br


Fonte: http://maguiguimaraes.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here