As luzes da cidade estão acesas e anunciam mais um dezembro. A data reforça laços familiares e de amizade. O espírito natalino vai tomando formas de presentes e ações fraternas. Contudo, vale lembrar que nem tudo é corre-corre para compras e consumo. Em Fortaleza, diversas iniciativas colaboram para um Natal com mais arte, solidariedade e amor. Quem deseja ajudar o próximo, quem quer conhecer ou relembrar folguedos populares do ciclo natalino, o momento chegou.

 

Nesta quinta-feira (24), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, irá celebrar a Santa Missa para cerca de 50 ex-moradores de rua. A celebração será realizada às 17 horas, na Casa São Francisco – Albergue Shalom, localizada na rua Conselheiro Tristão, no Centro. O albergue faz parte do Projeto Jesus Meu Abrigo da Promoção Humana Shalom, cuja missão é acolher pessoas em situação de rua promovendo o resgate da dignidade humana.


O momento de fé continua com a tradicional celebração da Missa do Galo (ou Santa Missa), que acontece também na quinta-feira (24), às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Ceia compartilhada

Quando as portas do comércio se fecham, é hora de se encontrar na Praça do Ferreira para festejar o Natal. Tem sido assim desde o ano passado, quando o Grupo Amor, de apoio à população de rua, passou a promover através do trabalho voluntário e doações, uma comemoração natalina com aqueles que por inúmeros motivos estão distantes de suas famílias. Ao todo, são cerca de cem voluntários que doam o seu tempo para compartilhar a alegria do Natal com os menos favorecidos.


Este ano, a festa acontece, nesta quinta-feira (24), a partir das 18 horas na Praça do Ferreira. Vai ter lanche e música para animar a todos. São esperadas cerca de duzentas pessoas em situação de rua. Gente como a Vanessa Gresser, que já ganhou fama no Centro da cidade, cantando ao lado de Cleilson. A carioca encanta quando canta pelas ruas do Centro para garantir a sobrevivência. Nesta noite, ela e Cleilson serão os artistas. No repertório, tem desde Cássia Eller até Legião Urbana, sem esquecer do samba e do forró sempre solicitados pelo público.


Na véspera de Natal, as pessoas que moram na Praça do Ferreira e no seu entorno também receberão a visita de voluntários da Igreja Batista Central (IBC). Cerca de 150 membros da igreja estão engajadas nesta ação, entre elas idosos, casais, crianças, jovens, adolescentes e famílias inteiras, que decidiram deixar a tradicional ceia de natal com seus familiares e amigos e vão passar a data junto com os moradores da praça.

Natal de Amor

No dia 25 de dezembro, quando todos estiverem usufruindo os presentes e o almoço em família, centenas de pessoas estarão se preparando para participar do evento Natal de Amor. Criado há 20 anos por um grupo de amigos, a iniciativa promove visitas a pacientes em hospitais da rede pública de Fortaleza. Com música, brindes e, principalmente, muita alegria, os participantes levam esperança para pacientes e familiares. Como nos anos anteriores, a concentração será a partir das 14 horas, na Praça General Eduardo Correia, em frente ao Hospital Militar de Fortaleza (Avenida Desembargador Moreira, 1500 – Aldeota). Além de se engajar num grupo de visitas, há outras formas de participar, mesmo antecipadamente, fazendo doações e ajudando a divulgar o evento.

Música

A tradicional festa do programa Frequência Beatles, veiculado na Rádio Universitária FM 107,9, está marcada para o próximo sábado (26), a partir das 19 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). A festa é sempre comandada pela banda Rubber Soul e músicos convidados.


A banda Rubber Soul é formada por Kildare Rios (baixo, teclados e voz principal), Eduardo Neves (guitarras solos e vocal), Daniel Kobaya (guitarra-base e vocais), Tiago Mendonça (teclados, percussão e vocais) e Armando Gaspar (bateria). Os músicos utilizam instrumentos idênticos aos que os Beatles usavam nos palcos e estúdios.


Idealizador da festa e apresentador do programa Frequência Beatles, o jornalista Nelson Augusto comemora a realização de mais uma edição do evento e os apoios para viabilizar a iniciativa. “Agora a expectativa é imensa, pois, pela segunda vez, irá para o centro cultural mais importante do Ceará e em seu maior espaço, a Praça Verde. O evento ganhou um lastro muito valioso, pois agora tem o apoio da Secult (Secretaria da Cultura)”, pontua.


Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Centro Dragão do Mar, das 14 às 20 horas, e custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Por conta dos feriados de Natal, as bilheterias não funcionarão na quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Os ingressos também podem ser comprados na Casa dos Relojoeiros do North Shopping, Shopping Benfica, Shopping Iguatemi e na loja do Centro, que fica na Praça do Ferreira.

Cultura

Terá continuidade nesta quinta-feira (24), às 18 horas, o Ciclo Natalino 2015/2016 do programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá. Desta vez, a partir de sua sede, o reisado marcha à procura da estrela do Oriente, que anuncia o nascimento do menino Jesus. Os reis magos caminham pelas ruas, cantam e louvam o nascimento, acompanhados por brincantes e admiradores da brincadeira que vem, a cada ano, sendo mantida e fortalecida no bairro Benfica.


O Ciclo Natalino dos Brincantes, que teve início no último dia 1º, quando o tradicional grupo de reisado da UFC promoveu sua “abertura de portas”, já é um evento consolidado no calendário de fim de ano da Universidade e do bairro Benfica, com seus cortejos e apresentações na Reitoria, atraindo turistas e mobilizando públicos plurais. O grupo está compondo uma nova formação de participantes e ampliando o alcance social através de uma programação cultural pública realizada nas ruas e praças do Ceará.


O objetivo dos Brincantes é difundir a tradicional brincadeira do reisado no Ceará, na perspectiva de fortalecer o corredor cultural do Benfica através de atividades educativas e comunitárias que propiciam o desenvolvimento das dimensões criativas e o aprimoramento das relações sociais e afetivas. Além disso, a proposta é desenvolver atividades de extensão para o incremento dos vínculos entre a comunidade universitária e o entorno do Campus do Benfica.


– 24 de dezembro: o reisado marcha à procura da estrela do Oriente, que anuncia o nascimento do menino Jesus. Os reis magos caminham pelas ruas, cantam e louvam o nascimento, acompanhados por brincantes e admiradores da brincadeira que vem, a cada ano, sendo mantida e fortalecida no bairro Benfica. Horário de saída do cortejo: 18h, da sede do grupo Brincantes Cordão do Caroá;


– 26 de dezembro: o menino Jesus nasceu! O mundo está em festa. Cortejo em grande percurso pelas ruas do Benfica anunciando e louvando o nascimento do menino Deus. Saída: 18h, da sede do reisado Brincantes Cordão do Caroá;


– 6 de janeiro de 2016: é Dia de Reis! Realiza-se o espetáculo O apagar das Luzes da Reitoria, com recolhimento de prendas e o encerramento do Ciclo Natalino. Nesse momento centenas de pessoas se dirigem aos jardins da Reitoria da UFC para assistir ao espetáculo. Em seguida, o reisado brinca pelas ruas com os moradores, numa festa de muitas cores, luzes e bênçãos, saudando o ano que se inicia. Horário: 19h, nos jardins da Reitoria da UFC. Depois, segue-se em cortejo pelas ruas do bairro Benfica.


*Foto: Nayana Melo


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here