Em recente pronunciamento, o Papa Francisco destacou a valiosa e essencial contribuição das mulheres trabalhadoras, no mundo globalizado atual. O tema em epígrafe foi amplamente discutido, no seminário internacional sobre “Mulheres e Trabalho “, sob a orientação do Pontifício Conselho para Leigos Católicos, tendo, com temática básica, as demandas da família e organização do trabalho.


Para o Papa Francisco, “é necessário afirmar, objetivamente, o papel indispensável da mulher, na construção da família e na educação dos filhos, bem como a sua participação, na construção de estruturas econômicas e políticas, voltadas para os valores maiores da humanidade, alicerçadas no Evangelho “. As mulheres, à exemplo dos homens, são chamadas ao trabalho, não somente para obterem complemento financeiro para realização de uma vida digna, mas, sobretudo, no objetivo de construção de uma sociedade mais justa, fraterna e equilitária.


Para o Papa Francisco, as mulheres haverão de harmonizar os seus “compromissos laborais e exigências familiares”, mercê o papel histórico da mulher, naformação macro dos filhos, ao lado do esposo. Recentes pesquisas realizadas pontuam em afirmar o duplo reconhecimento que q mulher exerce na vida pública, “contribuindo para edificação de estruturas mais ricas para a humanidade e na vida familiar, para o bem-estar da própria família e a educação dos filhos”. Lamentável a constatação verificada, numa maior valorização do trabalho feminino e a desigualdade do salário.


João Gonçalves Filho (Bosco)

Academia Limoeirense de Letras


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here