
Nesta sexta-feira (14), será realizada, ao meio dia, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a missa pela alma de dom Lustosa. A celebração, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, lembra os 41 anos de falecimento de dom Lustosa, que foi arcebispo de Fortaleza durante 22 anos (1941-1963). A Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de dom Antônio de Almeida Lustosa acompanha de perto o processo eclesial que tornará o religioso, oficialmente, um santo da Igreja Católica.
Padres salesianos também participarão da celebração litúrgica pela alma de dom Lustosa, que era da Congregação Salesiana. Após a missa, os fieis participarão de uma visita guiada à Capela do Ressuscitado, na cripta da Catedral, onde foi sepultado o corpo do ex-arcebispo. Na ocasião, haverá um momento de oração e depois a abertura da exposição da vida e obra do religioso.
A missa marca também os 16 anos da Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de dom Antônio de Almeida Lustosa. A comissão surgiu em 1999, quando dom José Antonio, diante de um grupo que organizava a celebração litúrgica dos 25 anos de falecimento de dom Lustosa, decidiu que era o momento de resgatar a “memória desse homem”.
De acordo com a Irmã Margarida Maria Sales, uma das fundadoras da comissão, o grupo surgiu para revitalizar o processo de canonização do religioso, que havia sido instaurado em 1993. Recentemente, a Congregação Salesiana recebeu a informação de que está avançado o processo de beatificação de dom Lustosa, com sinalização para ser oficializado em 2016.
Mais informações: Sala Dom Lustosa – (fone: 85 4005 7885)
Com informações da assessoria de imprensa do evento