A Mística Andina é um movimento espiritual que visa melhorar a relação dos seres humanos com a vida plena. Inspirado no cuidado dos ancestrais andinos com a Mãe Terra, Pachamama, o movimento resgata essa ligação através de gestos antigos como reverenciar a família, os amigos e os costumes saudáveis de cada povo. Entre as diversas atividades do movimento, que inclui servir ao próximo, está a Prática dos 21 dias, que objetiva a purificação do ser em diversos níveis – físico, energético, emocional mental e espiritual. Quem deseja conhecer ou saber mais sobre a Prática, poderá participar de evento sobre o tema “O voo do pássaro azul – Libertando o condor do coração”. Será na próxima quinta-feira (27), a partir das 19h30, no Instituto Roda da Vida (Rua Carlos Vasconcelos 919 – Aldeota).


Em artigo publicado no Jornal O Peregrino, informativo da Associação Pachamama, o líder do movimento, Lucidor Flores (Gerardo Bastos), explica que ao nascer todos “estávamos em plena comunicação com a Totalidade da Vida, não havia dentro ou fora.” As convenções sociais, pressões, idéias, “gestos inconscientes de amor ou de cansaço” dos pais e demais pessoas com quem convivemos na infância “nos desconectam da liberdade de viver na totalidade e na plenitude”.


Essa perda de conexão, acrescenta, faz surgir na pessoa uma sensação de vazio que é preenchido por “memórias subconscientes, afirmações hipnóticas, julgamentos, preconceitos, comparatividade, competitividade, raiva, tristeza, imagens densas da casa, do colégio da rua”, dentre outras percepções e sentimentos. A nossa verdadeira essência, a “Alma Azul”, poetiza Lucidor, envia “mensageiros” que nos vai tocar a consciência: “insatisfação, carência, agonia de seguir, solidão, sensação de estar perdido, tristeza” são alguns desses “mensageiros”.


Através da Prática dos 21 dias da Mística Andina é possível a pessoa se reconectar “com a vida e com a sagrada natureza”, chamada nos Andes, de Pachamama. A Prática consiste de um exercício antigo na qual homens e mulheres andinos aprenderam a “usar períodos cíclicos relacionados com a Terra para autocurar-se de ignorância, erros, falsas atitudes, falhas de caráter”, dentre outros equívocos.


A Prática, de 1º a 21 de março, é realizada na casa de cada participante. A pessoa, com apoio de um manual, um CD de músicas devocionais e meditação e orientação virtual, vai vivenciar a purificação “física, energética, emocional e mental”.

 
Saiba mais


No Brasil, a Mística Andina reúne cerca de 1,5 mil famílias em 23 cidades.  São desde estudantes até empresários, professores universitários e donas de casa. Em Fortaleza, o movimento chegou em 2005. As meditações acontecem às quintas-feiras, às 19h30min, no Instituto Semente das Artes (Rua Escrivão Pinheiro, 3943 – Tauape) e aos domingos, às 11 horas, no quiosque da Trilha das Azeitonas, no Parque do Cocó.

 

Mais informações: Mística Andina, em Fortaleza – Zulema – (fone: 85 9628 0463)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here