Fortaleza é uma das cidades brasileiras onde ocorre mensalmente a Meditação da Lua Cheia, evento pacifista da organização internacional Arte de Viver que, na capital cearense, é realizado em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará. Em novembro, o encontro volta ao seu local de origem, o Aterro da Praia de Iracema, perto da ponte da Av. Rui Barbosa, a partir das 20h. Desde junho, a prática vinha ocorrendo na Reitoria da UFC, mas neste mês e em dezembro, dois outros eventos foram agendados para o local. A Meditação da Lua Cheia é gratuita e aberta ao público, mesmo para quem nunca meditou.


Conduzida pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, a prática inclui preparação corporal antes da meditação com exercícios respiratórios e posturas de ioga, para diminuir o estresse e equilibrar corpo-mente-espírito. Com a preparação, muito relatam já sentir bem-estar, paz e harmonia. Pessoas de diferentes idades, ocupações, meditadores veteranos e iniciantes costumam participar do encontro. A Profª Rejane orienta apenas que os praticantes usem roupas confortáveis e levem uma canga, toalha ou tapete de ioga para sentar.

 
Lua cheia


Com doutorado em Educação pela UFC e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia, a Profª  Rejane Barontini explica aos novos e veteranos praticantes que , segundo a ciência a lua exerce efeito nas marés e em toda a água do planeta. Como o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, também recebe influência desse astro. Além disso, desde a Antiguidade diversos povos buscam se harmonizar entrando em contato com as forças da natureza. Essa harmonização individual é potencializada quando a meditação é feita em grupo. “É benéfico não só para os praticantes, mas para todo o ambiente ao redor”, afirma.


A Arte de Viver, instituição criada na Índia pelo mestre espiritual e pacifista Sri Sri Ravi Shankar, promove a Meditação da Lua Cheia em outros locais do mundo. No Brasil, costuma ocorrer em Aracaju (SE); Brasília (DF); Campinas, Indaiatuba, Santos e São Paulo (SP); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ); Salvador (BA); Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Saiba mais no site www.artofliving.org/br-pt/meditacao-da-lua-cheia.


Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here