Publicado pela Paco Editorial (SP), o livro “Primeira Escola de Educação em Prisões do Estado do Ceará: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem”, de autoria da cearense Carla Poennia Gadelha Soares, vem ganhando notoriedade na academia pela qualidade das reflexões suscitadas sobre a educação desenvolvida no cárcere.


A obra analisa o papel da educação como uma experiência positiva na vida da pessoa privada de liberdade, destacando o potencial da escola no interior das prisões. O estudo teve como palco as salas de aulas do Ensino Médio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, primeira escola do estado do Ceará designada para atender exclusivamente à demanda de educação nos estabelecimentos penais da Região Metropolitana de Fortaleza.


A pesquisa, iniciada em 2013 e concluída em março de 2015, deu voz às alunas encarceradas no Presídio Feminino (Aquiraz), aos professores e aos membros do núcleo gestor da mencionada escola. Os depoimentos marcam o leitor pela profundidade das reflexões sobre a importância da educação realizada num espaço marcado pela punição e pelo ódio, como é caso do cárcere.


Na capa do livro, o leitor é surpreendido pela luz de várias estrelas que se destacam em meio à escuridão. A esse respeito, a autora Poennia Gadelha explica: “Na vida, tendemos a reduzir o mundo às nossas frágeis percepções. A pesquisa, no entanto, tem a capacidade de nos ajudar a desvendar realidades jamais imaginadas. Esse trabalho representou para mim a descoberta de lindas estrelas – metáfora para as detentas –, que carregam brilho próprio; que, dependendo da claridade de sua luz, aparecem e desaparecem na escuridão do céu; que aparentam estar presas no mesmo lugar; que se apresentam pequenas diante de nós, mas que são de uma imensidão surpreendente. As estrelas que descobrimos durante a pesquisa são semelhantes às evidenciadas no estudo de Galileu, pois elas são invisíveis para grande parte da sociedade. Para enxergá-las, é necessário que estejamos livres de preconceitos e munidos de uma vontade solidária de acolher”.

Opiniões

Professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) destacam a relevância do livro para a Educação.


Segundo Tania Vicente Viana, psicóloga e professora da UFC, “o livro é sobretudo um trabalho humanitário, pois conduz o leitor a refletir sobre os seres humanos que se encontram na prisão, excluídos da sociedade, afastados dos familiares e estigmatizados pelo crime. A obra evidencia que a educação no contexto carcerário pode oferecer esperança para quem busca se redimir dos erros pretéritos por intermédio do exercício da cidadania”.


Sinara Mota Neves de Almeida, professora da Unilab, diz que “o tema discutido no livro é precioso na atualidade. Além de instigante e provocativo, é um desafio à reflexão, especialmente no universo das questões voltadas para a educação no Sistema Prisional. O livro é, sem dúvida, uma obra ímpar, que celebra a competência profissional da autora, capaz de lidar equilibradamente com as diferenças e concordâncias diante de tão comoventes depoimentos compartilhados na obra”.


O livro, que apresenta uma linguagem tão acadêmica quanto literária, constitui um instrumento de valiosas sugestões para a organização de políticas públicas no Estado do Ceará, no sentido de melhorar o acompanhamento e a intervenção educacional das pessoas privadas de liberdade.

Sobre a autora

Carla Poennia Gadelha Soares é doutoranda em Educação Brasileira pela Universida¬de Federal do Ceará. Membro da Comissão de Remição de Pena pela Leitura nos Estabelecimentos Penais do Estado do Ceará. Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará. Atualmente é coordenadora da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, pri¬meira escola de educação em prisões do Estado do Ceará. Tem experiência na área de educação, com ênfase em avaliação da aprendizagem em espaços priva¬tivos de liberdade.

Serviço

Título: Primeira Escola de Educação em Prisões do Estado do Ceará: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem

Autora: Carla Poennia Gadelha Soares

Editora: Paco Editorial (272 págs.)

Ano de publicação: 2016

Preço: R$ 43,90 (Promoção de Lançamento: R$ 21,95)

Onde comprar: http://www.pacolivros.com.br/Primeira-Escola-de-Educacao-em-Prisoes-do-Estado-do-Ceara/prod-3954968/

Mais informações: poenniasoares@gmail.com

 


Com informações de Poennia Gadelha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here