Com prefácio do escritor, filósofo, teólogo e sacerdote ortodoxo, Jean-Yves Leloup, a obra é resultado da pesquisa da  autora para a dissertação de Mestrado em Ciências da Educação sobre o tema “Educação para a Paz – um Estudo do Projeto Educação para a Paz, Cidadania e Direitos Humanos na Penitenciária Estadual Feminina do Estado do Espírito Santo (RS)”, defendida em 2012 na Universidade Americana. Ela realizou um trabalho com as mulheres da Penitenciária Feminina do Estado do ESnécia (ES). Ela passou mais de dez anos realizando trabalhos voluntários nas penitenciárias com dinâmicas para resolução de conflitos, para a cidadania, para a paz e harmonia, com base nos valores universais/humanos. Esse projeto foi capaz de mudar e melhorar a vida de inúmeras detentas, trazendo-lhes entendimento de si, paz no coração, autoestima e “liberdade atrás das grades”.


As vivências aplicadas pelo projeto desenvolvido no cárcere como o seminário “A Arte de Viver o conflito e a paz”, práticas de meditação, relaxamento, posturas de ioga, dinâmicas de grupo, psicodramas e muitas outras descritas no livro, propiciaram às apenadas perceber uma nova oportunidade em sua vida, o que pode ser visto nos inúmeros relatos contidos no livro. O projeto realizado no presídio contribuiu para a emancipação daquelas pessoas, provendo-lhes ressocialização, paz e cidadania. Este trabalho mostra a possibilidade de realização de políticas públicas para o sistema prisional.


A Unipaz-Ceará anuncia a vinda de Dalila Lubiana a Fortaleza para o próximo dia 19 de junho fazer sessão de autógrafos do livro a partir das 17h30min, na Escola Vila (Rua Sebastião Leme, 819 – Bairro de Fátima.

Liberdade atrás das grades” –  Pedagogia social, política pública e cultura de paz

Autora: Dalila Lubiana

Páginas: 281

R$ 70,00 (no site da editora)      

Editora: Appris

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here