Foto: Divulgação/LBV

No dia 11 de Setembro de 1977, a Legião da Boa Vontade (LBV) inaugurava, na cidade de Fortaleza, as suas instalações. Com atendimento voltado para socorrer famílias de baixa renda, ao longo dessas décadas a entidade ampliou suas atividades levando para comunidades vulneráveis o amparo material, carinho, atenção e respeito, sempre com o apoio do povo brasileiro.

Programas

Dentre as ações desenvolvidas é destaque o programa Criança: Futuro no Presente! que contribui para o protagonismo de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

No programa, são  consideradas as histórias de vida e as singularidades de cada criança e adolescente. São desenvolvidas atividades que despertam competências e habilidades com o objetivo de fortalecer valores e vínculos familiares. A garotada participa de oficinas como a de Cidadania Ecumênica, arte e cultura/Artesanato, Corpo e Movimento, Esporte é Vida, Música, Momento do Brincar Livre e dança. A LBV ainda estende o apoio às famílias dos atendidos, que recebem acompanhamento social além de participação de palestras e oficinas.

Outro importante programa é o Vivência Solidária cujas atividades são voltadas para jovens e adultos de 18 a 59 anos. As mulheres buscam esse serviço para seu empoderamento no desenvolvimento de suas habilidades profissionais e educacionais. As principais oficinas desenvolvidas neste programa são a de Cidadania Ecumênica e artesanato.

Vale ressaltar que todas as ações realizadas pela Legião da Boa Vontade são gratuitas e objetivam a melhoria da qualidade de vida de pessoas e famílias e, consequentemente, da comunidade em que estas vivem. O diferencial do trabalho solidário da LBV está no amparo material e na palavra de conforto permeados pelos valores da Espiritualidade Ecumênica. Como afirma o diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto: “Cuida do Espírito, reforma o ser humano. E tudo se transforma”.

Destaque ainda para o Programa Vida Plena, que atende idosos. A iniciativa visa contribuir para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos com idade igual ou superior a 60 anos por meio de atividades que colaborem para o processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da socialização e no fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais. Oficinas desenvolvidas neste programa são Cidadania Ecumênica, artesanato e música.

Campanhas

Toda ação é importante para ajudar a minimizar o sofrimento das pessoas que passam por esse desafio. Na maioria das vezes, para muitas famílias, a Solidariedade é o único recurso. Por isso, além de todo o trabalho diário que realiza, a LBV promove ações emergenciais permanentes em apoio às populações que padecem. Umas dessas iniciativas é a Campanha Diga Sim!, por meio da qual a LBV mobiliza a sociedade a fazer doações e, mediante os recursos, organiza a entrega dos benefícios.

Aniversário

Ocorrerá ainda no dia 29 de setembro (sexta-feira), às 9h30 uma solenidade, em comemoração de seu 40º aniversário de fundação em Fortaleza/CE.

Durante a solenidade, que será realizada no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV (Rua Alziro Zarur, 275 — Vila Manuel Sátiro), haverá a entrega do troféu “Mérito em Solidariedade”, a parceiros e amigos de Boa Vontade pelo importante apoio prestado à Instituição.

Ao seu coração, dedicamos estas palavras do diretor-presidente da LBV, o jornalista e escritor José de Paiva Netto:

“Amizade nascida no ideal eterno do Bem não se desfaz nunca”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here