Realizada pelo Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (LEHAB), em parceria com a produtora Nigéria e com apoio da Fundação Ford e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a websérie documental Cartas Urbanas será lançada no próximo sábado (9), às 15 horas, no Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco. Após a exibição do documentário, haverá um debate.


A websérie foi gravada em diferentes territórios de Fortaleza, e parte de cartas entre moradores para propor uma análise crítica sobre as disparidades sociais e questionar: você tem direito à cidade? As comunidades dos Trilhos, o Grande Bom Jardim e o Serviluz são as regiões retratadas nos primeiros três episódios da temporada de estreia.


Com duração de 13 minutos, cada capítulo passeia entre depoimentos dos habitantes, dos militantes de movimentos sociais, de representantes do poder público e dos pesquisadores da academia, voltando à sala do LEHAB, no departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC. É nesse entremeio de discursos que várias Fortalezas se desenham perante os olhos dos espectadores.

Saiba mais

No sábado (9), 110 vagas serão reservadas para convidados, dentre eles os moradores das comunidades retratadas. As 60 vagas restantes são abertas ao público interessado, que deve comparecer ao local com antecedência para ingressar na lista de convidados, sujeita à lotação da sala. A entrada dos convidados se inicia às 14h30 e, a partir das 14h50, as vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. A programação é livre e gratuita.


O documentário será exibido na sala 2, das 15 às 16 horas, e após a sessão ocorrerá um debate entre os realizadores da série, o morador do Bom Jardim e membro do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) Rogério Costa e a jornalista e integrante do coletivo Intervozes Helena Martins. Em seguida, as falas e perguntas serão abertas ao público.


O documentário Cartas Urbanas integra o projeto Direito à Cidade: Fortaleza, desenvolvido pelo LEHAB desde 2014. Nos próximos dias, a série será lançada no YouTube , no formato p laylist , para acesso de todos. A exibição é uma parceria entre LEHAB, Nigéria e Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco.

Serviço

Lançamento da websérie Cartas Urbanas  e debate.

Data: 9 de abril de 2016

Horário: 15 horas (entrada dos convidados: 14h30)

Local: Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).

Realização: LEHABUFC e Nigéria

Mais informações: direitoacidadefortaleza.com.br >


Com informações do LEHAB

*Foto: Nigéria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here