A preocupação com o meio ambiente e as relações entre a natureza e a sociedade são temas de extrema relevância nos dias atuais. O confronto entre os interesses econômicos e a defesa do meio ambiente são objeto de análises e questionamentos, especialmente por parte da comunidade acadêmica, das instituições governamentais, não-governamentais e dos meios de comunicação. A atividade predatória em escala global, regional e local tem adquirido grande intensidade através de uso indiscriminado dos recursos naturais e da composição da matriz energética para atender às necessidades das mais diferentes regiões do país. A nível mundial ou particularmente no Brasil, o setor primário da economia tem assumido mudanças profundas às custas do desmatamento generalizado e pela substituição dos biomas naturais.

Assim, a consciência da fragilidade da natureza e a finitude dos recursos naturais, tem despertado a consciência da sociedade para os problemas ambientais e para a manutenção do equilíbrio do ecossistema terrestres ameaçados por mudanças climáticas impostas pelo aquecimento global. Abordar essas questões referentes ao meio ambiente na mídia é um importante compromisso com a sociedade. Trata-se de divulgar, esclarecer e alertar a comunidade dos acontecimentos que ocorrem cotidianamente. Atrela-se à noção do desenvolvimento sustentável, configurando-se, metodologicamente, através da abordagem interdisciplinar.

Há que enfrentar desafios, imbuídos nos parâmetros como: a factualidade – que diz respeito à publicações somente no período da ocorrência do fato/problema ambiental; compartimento – a ocorrência de eventos regionais e/ou outros, em que os impactos ambientais tenham influência nos negócios;  influência do poder econômico: qualquer jornalismo é limitado por divergências de interesses políticos e econômicos; e preparo deficiente na abordagem da temática ambiental. Há que destacar o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (mestrado e doutorado) – PRODEMA da Universidade Federal do Ceará que tem capacitado vários jornalistas na formação acadêmica da questão ambiental. O Programa foi criado em 1995, atualmente, o doutorado funciona em rede, envolvendo 5 (cinco) Instituições Públicas do Nordeste, com enfoque transdisciplinar. O paradigma metodológico fundamenta-se na concepção do desenvolvimento sustentável. Quase duas centenas de dissertações foram concluídas destacando temas como: desertificação, ordenamento territorial, turismo, carcinicultura, agroecologia, assentamentos rurais, zoneamento ambiental, sustentabilidade do cultivo de algas, ICM ecológico, dentre outros.

Artigo publicado originalmente no jornal O Povo de 28 de maio de 2011 e reproduzido neste site com autorização da autora

* Vládia Pinto Vidal de Oliveira é professora do Departamento de Geografia da UFC e Coordenadora Geral do Programa de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – em rede Nordeste (Prodema) – vladia.ufc@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here