O Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) de Compromisso Social, braço social dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, lançou neste mês de maio o projeto Circuito Cultural, promovendo visitas guiadas com 160 jovens inscritos nos cursos da instituição para equipamentos culturais, pontos turísticos e históricos de Fortaleza. A primeira visita foi ao Cine Teatro São Luiz e nesta terça-feira, 24/05, foi a vez de outra turma conhecer o Museu da Fotografia.

O objetivo da iniciativa é conectar e gerar um relacionamento de proximidade dos participantes com a cidade, para além do bairro em que moram. A ideia é que as visitas ocorram trimestralmente, sempre em locais que perpassam pela história e patrimônio cultural da Capital cearense.

“Os nossos jovens são oriundos da periferia de Fortaleza e muitos não conhecem a cidade na sua essência. Trazer a conscientização em relação ao contexto social e cultural em que vivem, criando sentimento identitário, ajuda na construção da cidadania”, explica o coordenador de projetos do IJCPM Fortaleza, Edgard Cruz.

Após cada ação, os jovens participam de atividades interdisciplinares para refletirem e compartilharem o aprendizado sobre os aspectos culturais e identitários dos espaços visitados.

Sobre o IJCPM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, braço social do Grupo JCPM, atende jovens de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade e que sejam moradores dos bairros do entorno dos empreendimentos comerciais no Ceará, Recife, Bahia e Sergipe. A instituição tem como missão qualificar e preparar os jovens para o mercado de trabalho do varejo, como também estimular a criatividade, incentivar o empreendedorismo e desenvolver habilidades e competências para a vida.

Ao longo do ano de 2021, as formações alcançaram cerca de 5.800 atendimentos em todas as unidades, e só nas duas unidades de Fortaleza, localizadas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, foram realizados 2.365 atendimentos e cerca de 300 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho.

A instituição promove novas turmas o ano inteiro e, para garantir participação, os jovens no perfil podem acompanhar as novas oportunidades no instagram @ijcpm, pelos telefones (85) 99157.4909/ 99105.4395 ou ir pessoalmente até uma das unidades em Fortaleza: no bairro Papicu, no shopping RioMar Fortaleza, ou no bairro Presidente Kennedy, no shopping RioMar Kennedy.

Serviço:

Instituto João Carlos Paes Mendonça em Fortaleza

Unidade Papicu – Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

Unidade Kennedy – Av. Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy

Informações e inscrições: @ijcpm, pelos telefones (85) 99157.4909/ 99105.4395

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here