Iniciativa é direcionada para pessoas de todo o país, maiores de 18 anos, que estão cursando ou que possuem ensino médio concluído, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600 e que possuem computador ou smartphone com acesso à internet
O programa Learning for Life, do Instituto Diageo, está com inscrições abertas para a edição online de seu curso de bartender, voltado para maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Os interessados devem preencher o formulário que está no Instagram do programa @learningforlife_br até o dia 24 de janeiro.
O curso tem a duração de dois meses e os selecionados serão contatados para uma entrevista por telefone e uma atividade que comprove o interesse do candidato para a carreira de bartender. O projeto terá 12 turmas, que terão aulas iniciadas entre janeiro e fevereiro, e pretende capacitar 600 pessoas. A participação é gratuita.
A iniciativa é aberta para pessoas de todo o país, que estão cursando ou possuem ensino médio concluído, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600; e que possuem computador ou smartphone com acesso à internet.
Além das disciplinas fundamentais para a certificação que devem ser acessadas por meio de uma plataforma de ensino online, os alunos do curso terão sessões complementares por vídeo com profissionais do mercado sobre as diferentes possibilidades de carreira que um bartender pode seguir, inovações do setor e conversas com profissionais que abordam a importância da saúde emocional e organizacional.
“Os participantes do Learning for Life terão aulas online para que possam atuar no setor de hospitalidade em bares, restaurantes, eventos e até mesmo empreender”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. “A capacitação é muito importante para esse momento que estamos vivendo e o formato online permite atingir ainda mais pessoas do que o modelo presencial”.
De barman a bartender
Profissionais da coquetelaria, historicamente, eram chamados de barmen, sendo um ofício exercido majoritariamente pelo público masculino até há poucos anos, e reconhecidos pelas pirotecnias e malabares. A carreira de bartender vem se diversificando ao longo do tempo e acompanhando a tendência dos coquetéis sofisticados que tomou os bares do mundo todo. Esse movimento também vem se reproduzindo no Learning For Life.
“Em 2020, tivemos 147 mulheres formadas, que representaram 48% dos alunos, cerca de 50% dos alunos eram negros e também tivemos alunos que se autodeclararam trans e não-binários. O programa reúne cada vez mais um público diverso e representativo da nossa sociedade”, diz Mindlin. “Por ser online, conseguimos formar estudantes de 22 estados diferentes do Brasil”, completa.
A ex-aluna Polly Câmara, 30 anos, que participou da edição online do Learning for Life em 2020, é hoje chefe de bar do Zanzi Coqueteis, em Natal (RN). “Tenho muito orgulho de ter participado do projeto. Atualmente, trabalho na área de coquetelaria em eventos e alguns bares na minha cidade. O curso abriu meu olhar não só para as garrafas e coquetéis, mas me mostrou que a gente precisa entender mais sobre as pessoas e respeitar a diversidade, ter empatia com o próximo. Aprendi que a coquetelaria vai além do bar”.
Já Danilo Mathias, 33 anos, de São Paulo (SP), que foi aluno do programa no mesmo ano, atua como consultor nos pontos de vendas parceiros da Diageo no projeto Mestres dos Destilados, realizado pela companhia. Em loja, ele desempenha o papel de um especialista de categorias de destilados, apresentando ao consumidor preparações de drinks para distintas ocasiões de consumo e celebrações em casa.
“Os profissionais que lideram o Learning For Life são excepcionais no conteúdo transmitido, tornando o aprendizado mais suave e instigante. A grade curricular é bem planejada e ressalto a importância do módulo comportamental do curso. O grande ponto a ser destacado é a interação sadia que consegui sentir mesmo tendo estudado de forma remota”, conta Danilo.
O Learning For Life é promovido pelo Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos realizadora de projetos sociais da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray. Com apoio da consultoria MSX International e em parceria com instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento, o programa é desenvolvido no Brasil desde 2000 e já formou mais de 21 mil pessoas de todo o país.
Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Fala Sério!, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DRINKiQ.com. Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.