O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) do Ceará é bem conhecido por ser referência no atendimento às mulheres que se cuidam para evitar o câncer ginecológico. O que muita gente não sabe é que o IPC também oferece serviço especializado para os homens. Um dos exames disponibilizados é a peniscopia, que permite a visualizar, por meio de lente de aumento, lesões, muitas vezes imperceptíveis, na região genital masculina. Esse exame é recomendado para o homem cuja parceira tenha sido diagnosticada com alguma doença sexualmente transmissível.

 

 Na primeira consulta, são solicitados exames complementares de HIV, sífilis e cultura de secreção uretral para detectar outras doenças sexualmente transmissíveis. A diretora médica do IPC, Ana Catarina Machado Arcanjo, observa que não adianta tratar apenas a mulher porque muitas doenças – como as sexualmente transmissíveis – afetam também o companheiro e ambos precisam receber atendimento de saúde.


Por mês são realizados 130 atendimentos a pacientes masculinos. Desde 1992 oferecendo o serviço, o IPC realizou somente em 2013 mais de 1.200 atendimentos a homens com suspeita ou diagnosticados com alguma DST.

 

Os interessados podem ter acesso aos serviços do próprio IPC e através das centrais de marcação de consultas do Estado e do município de Fortaleza. O atendimento no IPC acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas. O Instituto fica na  Rua Walter Bezerra de Sá, 58 – Aldeota, esquina com a Av. Barão de Studart, em Fortaleza.


Saiba mais: IPC – (fone: 85  3101 1450)


Com informações da  Assessoria de Imprensa do IPC/Lacen / CIDH. – Contato: Suzana de Araújo Mont’Alverne (85 3101 1488)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here