Contagem regressiva para o início da campanha Outubro Rosa. Em Fortaleza, uma vasta programação promovida pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e pela Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama) marca o início da campanha de 2015. Entre as ações, exposição fotográfica, workshop para a imprensa, iluminação de prédios na cor rosa, blitz com voluntários e palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.


No ICC, a campanha será lançada nesta terça-feira (29) e uma das grandes novidades desta edição é a parceria do ICC com o Instituto Avon. Em uma ação inédita, as duas instituições promoverão o “I Passeio Rosa”, no dia 18 de outubro, na Avenida Beira Mar. São esperadas cerca de cinco mil pessoas no evento, que contará com trio elétrico e banda. Antes do passeio, serão entregues gratuitamente camisetas exclusivas do evento e material informativo sobre o câncer de mama. Seguindo a tradição, o Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) receberá iluminação cor de rosa.


Já a Rede Mama, realiza, na quarta-feira (30), às 16h30, o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2015. Na ocasião, será feita a iluminação do espelho d’água do Centro Cultural Dragão do Mar na cor rosa, bem como a apresentação da programação da campanha. Contará, ainda, com uma apresentação musical da cantora Brenda Lima, ex–paciente. Representantes das 18 associações (10 do interior do estado e 8 da Capital) que compõem a Rede Mama, bem como representantes da Prefeitura e Governo do Estado participarão do evento.

Palestra

No ICC, a abertura da campanha contará com palestra aberta ao público do mastologista do ICC, Ércio Ferreira Gomes, no Shopping Iguatemi Fortaleza. Já o dia 1º de outubro, será marcado pela palestra “Saúde da Mama. Prevenção é o alvo!”, ministrada pelo mesmo médico no auditório do ICC, a apresentação do coral do Instituto para a imprensa, pacientes, colaboradores a sociedade em geral e, ainda, pela iluminação especial de cor rosa, que será projetada no prédio do hospital, mantido pelo Instituto, na Rua Papi Junior, 1222.

 

Para contribuir com a disseminação destas informações, durante todo o mês de outubro o ICC realizará palestras em diversos shoppings e promoverá eventos que discutirão as temáticas que envolvem o câncer de mama. No dia 8 de outubro, o ICC realizará a III Série de Workshops “Prevenindo o câncer. Promovendo saúde!”, com palestras sobre o câncer de mama, ministradas por médicos do ICC e profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia da Escola Cearense de Oncologia (ECO).

 

Além disso, ações de humanização com pacientes, como sessões de automaquiagem e embelezamento, arteterapia e musicoterapia vão promover a autoestima de pacientes entre os dias 7 e 28 de outubro. Apresentações do coral do ICC no hall do Hospital, no setor de Radioterapia e no Ambulatório Corina Parente, também marcarão o Outubro Rosa. Já a caravana “O rosa é mais forte. Una-se a esse laço de amor!” visitará alguns shoppings da cidade para distribuir material informativo sobre o câncer de mama e laços cor de rosa que são a marca registrada da campanha no Instituto.

 
Sobre o ICC

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é um moderno centro de excelência que reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer (oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia), juntamente com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia.

 

Atualmente, o ICC conta com uma equipe de mais de mil colaboradores, 150 médicos e 81 residentes. No Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) o paciente tem acesso a uma assistência integral, que vai desde o diagnóstico, tratamento especializado e multidisciplinar, aos cuidados paliativos.

Sobre a Rede Mama

A Rede Mama é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por missão, congregar as instituições que atuam no apoio às mulheres com câncer de mama no estado do Ceará, desenvolvendo trabalhos em parceria, visando à redução da mortalidade e contribuindo para a disseminação do conhecimento a cerca da doença.

Saiba mais

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e que tem uma das taxas mais altas de mortalidade e de incidência no país. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e responde por 22% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. De acordo com o superintendente clínico do ICC, Reginaldo Costa, o desafio da campanha continua sendo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Para 2015, o Inca estima 1.900 novos casos no Ceará e 1.190 só na Capital.

Programação no ICC
29 de setembro

Lançamento oficial Outubro Rosa – Palestra com o Dr. Ércio Ferreira Gomes, no Shopping Iguatemi Fortaleza, às 18h30.

Caravana “O Rosa é Mais Forte. Una-se a esse laço de amor!”, no Shopping Iguatemi Fortaleza.

 
1° de outubro

Iluminação Rosa no Hospital Haroldo Juaçaba, às 18 horas.

Apresentação do Coral do ICC, no hall da internação do Hospital Haroldo Juaçaba.

Palestra “Saúde da Mama. Prevenção é o alvo!”, no auditório do ICC, às 8h30.

 
Dia 7 de outubro

Caravana “O Rosa é Mais Forte. Una-se a esse laço de amor!”, no Shopping Del Paseo.

Papo Rosa “Saúde da Mama. Prevenção é o Alvo!”, às 18h30, no Shopping Del Paseo.

Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, no setor de Radioterapia do ICC.

 
8 de outubro

III Série de Workshops “Prevenindo o Câncer. Promovendo Saúde!”, no auditório do Instituto do Câncer do Ceará.

 
9 de outubro

Sessão Clínica “Quimioprevenção de lesões de auto risco para câncer de mama” com o mastologista do ICC, Dr. Francisco Pimentel, no auditório do Instituto, às 7h30.

 
14 de outubro

Caravana “O Rosa é Mais Forte. Una-se a esse laço de amor!” + Bate-papo, no Shopping RioMar Fortaleza.

Papo Rosa “Saúde da Mama. Prevenção é o Alvo!”, às 18h30, no Shopping RioMar Fortaleza.

Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, no Ambulatório Corina Parente.

 
18 de outubro

I Passeio Rosa promovido pelo ICC e Instituto Avon, na Avenida Beira Mar, às 8 horas.

Largada: Aterro da Praia de Iracema

Chegada: Parque Riacho Maceió

 
21 de outubro

Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, no setor de Oncologia Clínica do ICC.

 
28 de outubro

Blitz “Pintando o Rosa: arteterapia, autoestima e musicoterapia”, na NAC e Casa Vida.

 
30 de outubro

Abraço Rosa, no Instituto do Câncer do Ceará.


Programação Rede Mama

Dia 30 de setembro


Lançamento Oficial: Dragão do Mar

7 de outubro

Passei Ciclístico Rosa

De 8 a 10 de outubro

Exposição de fotos de mulheres vitoriosas na luta do câncer.

De 1º a 31 de outubro

Palestras em Instituições Públicas e Privadas.

14 de outubro

Audiência Pública Estadual

De 18 a 24 de outubro

Exposição e Troca de Kits (Shopping Rio Mar)

25 de outubro

Caminhada Rosa: Avenida Beira Mar.

 

Com informações do ICC e da Rede Mama


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here