Foto: Divulgação/Prêmio

Estão abertas as inscrições para a sexta convocatória do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Nesta edição serão premiados trabalhos nas categorias Rádio e Internet.

O Prêmio – que nas suas cinco edições recebeu ao redor de 1.500 trabalhos – é organizado pelo Laboratório Roche América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). O objetivo da premiação é reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde na América Latina.

As inscrições estarão abertas até o dia 4 de abril de 2018 e poderão se candidatar trabalhos originais, em espanhol ou em português, publicados ou emitidos na América Latina entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.premiorochedeperiodismo.com (espanhol) ou www.premiorochedejornalismo.com (português). As bases para a participação no Prêmio podem ser encontradas aqui.

Os trabalhos jornalísticos deverão ter enfoque em ao menos um desses temas:

• Inovação nos cuidados da saúde
• Biotecnologia em saúde
• Acesso a cuidados de saúde
• Investigação e desenvolvimento nos temas de saúde
• Regulamentação e políticas públicas de saúde
• Oncologia
Os vencedores serão anunciados durante o Roche Press Day, fórum educativo anual de jornalismo científico e de saúde, organizado todos os anos pela Roche. Em 2018 o evento será realizado em julho, em Cali, na Colômbia.

Os ganhadores do Prêmio poderão escolher entre uma bolsa com todos os gastos pagos para assistir a um workshop internacional da FNPI ou participar do Festival Gabo em Medellín, na Colômbia. Os vencedores e finalistas de cada categoria também vão receber uma medalha comemorativa do Prêmio e um diploma de reconhecimento pela atuação destacada na área.

Por último, nesta edição será outorgado uma menção honrosa a um trabalho de Rádio e outro de Internet que melhor trate do tema acesso a cuidados de saúde.

“Nós da Roche América Latina nos sentimos orgulhosos de poder encorajar iniciativas como esta, que promovem não apenas o conhecimento sobre a área, mas também discussões sobre temas em saúde que têm impacto na nossa região”, afirma Michelle Medeiros, diretora regional de Comunicação Corporativa da Roche América Latina, para depois complementar. “Pela primeira vez neste ano daremos uma menção honrosa à excelência jornalística para trabalhos relacionados com o acesso a cuidados de saúde, que é um tema crucial para a América Latina. Com isso, reconhecemos o papel dos jornalistas na difusão de uma informação de qualidade e que contribua para um panorama melhor em saúde.”

Segundo Ricardo Corredor Cure, diretor-executivo da FNPI, “a sexta edição do Prêmio se concentra pela terceira vez no rádio e na internet, duas plataformas importantes na região.” Cure também acrescenta que o rádio segue sendo um meio chave nos nossos países e que o acesso à internet vem crescendo de maneira sustentável. “Essa é uma oportunidade para que os jornalistas que trabalham nesses temas possam compartilhar o bom conteúdo que sabemos que está sendo produzido sobre a saúde na América Latina”, diz.

Edições anteriores

As cinco primeiras edições do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, ocorridas de 2013 a 2017, receberam 1.445 inscrições de trabalhos de 19 país da América Latina. O Prêmio alterna a cada ano suas categorias e premiação entre Jornalismo Escrito e Televisão e Vídeo (nos anos ímpares) e Rádio e Internet (anos pares).

Mais informações, visite www.fnpi.org.

Com informações http://premiorochedeperiodismo.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here