Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Fortaleza inaugura a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, nesta terça-feira (24/10), às 17h. O novo equipamento, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), vai oferecer para a comunidade do Conjunto Ceará acervo e estrutura física para a criançada.

A biblioteca inicia suas atividades com um acervo aproximado de 4 mil livros infantis, entretanto a Secultfor ainda está em processo de aquisição dos periódicos. O local conta ainda com telecentro, disponibilizando cinco computadores de acesso livre; sala multiuso; brinquedoteca; banheiro feminino, masculino e acessível; copa; além de um parque infantil no jardim do equipamento. A estrutura foi montada pela Secultfor em parceria com Secretaria Regional V, Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor), responsável pelo projeto paisagístico do jardim da biblioteca.

O titular da Secultfor, Evaldo Lima, explica que o equipamento faz parte de um política de valorização do livro, da leitura, de incentivo à literatura desenvolvida pela Secultfor. “O espaço da biblioteca é mágico, produz o encantamento e pode favorecer a incursão das crianças no universo dos livros. A biblioteca presta ainda uma importante homenagem à Herbênia Gurgel que dedicou a sua vida a esta causa, dirigindo por muitos anos a Biblioteca Municipal Dolor Barreira”, ressaltou.

Grafite

Durante a inauguração, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude realizará uma ação do projeto Biblioteca Itinerante, oferecendo atividades de incentivo à leitura ao público presente. Simultaneamente, o grafiteiro Tubarão VTS fará um grafite com a temática infantil.

Homenagem

Maria Herbênia Gurgel Costa nasceu na cidade de Acopiara, em 17 de setembro de 1957. Casou em 1981 e teve duas filhas. No mesmo ano de seu casamento, se formou em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou como bibliotecária na Bolsa de Valores entre 1983 e 2009, assumindo a diretoria da Biblioteca Municipal Dolor Barreira em 2009. Foi Presidente do Conselho de Biblioteconomia do Ceará de 2012 a 2014. Herbênia Gurgel faleceu em 03 de abril de 2017, em Fortaleza.

Serviço

Inauguração da Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Data: Terça-feira (24/10)
Horário: 17h
Endereço: Rua 531, 25, 2ª etapa do Conjunto Ceará

Com informações da Assessoria de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here