Com o objetivo de alertar as mães e famílias de todo o Brasil, o hotsite www.gravidezsemalcool.org.br reforça a campanha de combate à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), doença causada pela exposição pré-natal a qualquer tipo e dosagem de bebida alcoólica. Quem estrela o filme da campanha é a apresentadora Patrícia Abravanel, filha do apresentador Silvio Santos, que se tornou embaixadora da causa. O espaço virtual é um lançamento da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).


O site traz informações científicas e também de orientações ao público, com dados sobre a doença, descobertas recentes, materiais informativos para download e todas as novidades da campanha #gravidezsemalcool. A proposta é ampliar a consciência da sociedade sobre as consequências para os recém-nascidos da ingestão de bebidas alcoólicas na gestação.


Na página, existe uma área para os educadores, em que está disponível uma cartilha com ferramentas para adaptação de ensino aos alunos portadores da síndrome. Ao público em geral, além dos esclarecimentos, é possível encontrar vídeos e entrevistas. Os profissionais de saúde também contarão com uma agenda de eventos, como simpósios e palestras, além de acesso a artigos científicos.  

Sobre a SAF

A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) pode apresentar uma série de manifestações, desde malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais. Contabiliza, em todo o mundo, de 1 a 3 casos por 1000 nascidos vivos.

 

“É fundamental ressaltar que o melhor caminho é realmente a prevenção” afirma a Dra. Conceição Aparecida de Mattos Ségre, coordenadora do Grupo de prevenção dos efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). “Não há qualquer comprovação de uma quantidade segura de bebida alcoólica que proteja a criança de qualquer risco. Neste caso, a gestante ou a mulher que pretende engravidar deve optar por tolerância zero à bebida alcoólica”.

Saiba mais

Segundo especialistas, a ingestão de álcool durante a gravidez pode acarretar em doença grave, sem cura e com total possibilidade de prevenção apenas ao excluir o consumo da bebida.


O desfecho da campanha culmina em 28 de setembro, com a I Caminhada no Parque contra a Síndrome Alcoólica Fetal, no Parque Villa Lobos (São Paulo), a partir da 10h, com a presença de médicos para orientar os participantes.


Mais informações, acesse: www.gravidezsemalcool.org.br

Com informações da assessoria de imprensa da campanha #gravidezsemalcool

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here