Enfrentar um diagnóstico de câncer não é uma tarefa fácil para ninguém. Lidar, então, com as consequências das sessões de quimioterapia pode ser como um grande fardo. A queda de cabelo está entre as reações adversas mais comuns do tratamento. Ela começa depois da terceira ou quarta sessão do tratamento, mas, geralmente, é a partir dos dois meses que se torna mais pronunciada.


No entanto, gestos de solidariedade podem amenizar o sofrimento e resgatar a autoestima de quem luta pela cura. É o que voluntários têm feito para resgatar a alegria de pacientes, doando o próprio cabelo, na tentativa de fazer o diferencial no tratamento deles. Criado há dois anos, o projeto “Um pedacinho de amor não dói”, recebe doações de cabelo e confecciona perucas para doar para quem precisa.


Sensibilizados com o projeto, a diretoria do Hospital Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), promoverá na próxima segunda-feira (21), das 10 às 16 horas, no auditório do Bloco Didático, do hospital, uma ação para a arrecadação de cabelo humano. “Embora recebamos no hospital pacientes de cuidados paliativos, o câncer pediátrico não é uma de nossas especialidades, no entanto, ficamos sensibilizados com esse trabalho e nos solidarizamos, o nosso intuito é doar, ajudar o próximo”, comenta Dr. Fernanda Netto, diretora do HGWA e pediatra.  


Durante todo o dia, uma equipe de cinco cabeleireiros estará cortando gratuitamente o cabelo dos doadores, para ajudar o projeto “Um pedacinho de amor não dói”, que trabalha em parceria com instituições como o Lar Amigos de Jesus e a Associação Peter Pan, que cuida de crianças com câncer.

Doar

Qualquer pessoa pode participar basta ter boa vontade e ir até o HGWA com o cabelo limpo e seco. Segundo a idealizadora do projeto “Um pedacinho de amor não dói”, Charliane Cruz, a doação é de no mínimo 15 cm de cabelo, mas quem não está com o cabelo comprido, pode ajudar comprando a blusa do projeto, que estará a venda no dia do evento. “Além do cabelo, nós precisamos de outros itens para fazer as perucas e tudo é custo. Não cobramos nada para fazê-las, tudo é doação”, lembra.


Ela conta que o projeto nasceu há dois anos e o pontapé inicial foi dado por sua filha Marília Karen, que desde pequena visitava instituições que cuidam de crianças com câncer. “Ela via as meninas sem cabelo, por conta do tratamento e queria ajudar de alguma forma. Um dia, disse que queria doar seu cabelo, reuniu outras amigas e começamos a campanha. É muito gratificante poder ajudar”, ressalta.

Serviço

Ação “Um pedacinho de amor não dói”

Local: Hospital Dr. Waldemar Alcântara

Rua Pergentino Maia, 1559 – Messejana

Data: 21/09 de 10h às 16h

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here